Santa Maria da Feira ajuda Viseu nas comemorações dos 900 anos do foral de D. Teresa

A Câmara de Viseu vai contar com a ajuda da sua congénere de Santa Maria da Feira nas comemorações dos 900 anos do foral doado por D. Teresa à cidade, no âmbito de um acordo celebrado.

“O foral entregue por D. Teresa [mãe de D. Afonso Henriques] é um marco histórico. Vamos assinalá-lo condignamente e a ajuda que nos dão é preciosa”, afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, durante a cerimónia.

O objetivo é que as comemorações deixem “na memória dos viseenses esta data redonda dos 900 anos”, disse o autarca, lembrando o “‘know-how’ extremamente elevado” que o município de Santa Maria da Feira tem nesta área.

“Tem uma empresa municipal [Feira Viva, Cultura e Desporto] com grande dinâmica”, frisou Fernando Ruas, fazendo votos de que o acordo de colaboração no domínio cultural vá para além destas comemorações.

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, lembrou que os dois municípios alcançaram um “patamar muito importante nas artes de rua, nas indústrias criativas”, destacando a viagem medieval que acontece no seu concelho.

A vereadora da Cultura na Câmara de Viseu, Leonor Barata, avançou aos jornalistas que o programa das comemorações, a divulgar em breve, arrancará com um desfile medieval.

“Não estamos a celebrar o medievalismo, estamos a celebrar o nosso aniversário como território e, portanto, vamos tentar perceber o que é que é que aconteceu durante estes 900 anos, em que é que nos tornámos e projetarmo-nos para os próximos 900”, esclareceu.

No entanto, segundo a vereadora, ao falar de D. Teresa, há que abordar a idade média e a parceria com a Câmara de Santa Maria da Feira irá “ajudar muito a pôr em prática esse grande evento”.

“As nossas equipas vão aproveitar o ‘know-how’, vamos aprender no sentido de adaptar aquilo que tem sido feito [em Santa Maria da Feira] à nossa realidade, que é completamente diferente”, frisou.

Esta parceria não se esgotará no desfile medieval, considerando Leonor Barata que “é sempre positivo partilhar metodologias, dúvidas e estratégias”.

“O território [de Santa Maria da Feira] muda completamente quando a viagem medieval acontece e, portanto, há uma série de estratégias que nós podemos também adotar. Mas há outros pontos em que vamos colaborar e pensar em conjunto, que têm a ver com a ideia dos territórios criativos”, acrescentou.

O acordo de colaboração ontem celebrado é válido por um ano, sendo renovado automaticamente, até 30 de setembro de 2025.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela