Câmara de Tondela disposta a usar receitas próprias em obras no centro de saúde

A Câmara de Tondela está disposta a usar receitas próprias para a requalificação do edifício do centro de saúde da cidade, para que seja possível arrancar o mais rapidamente possível com a obra, que há muito é reclamada.

Em comunicado hoje divulgado, a autarquia do distrito de Viseu refere que aguarda a aprovação “dos projetos apresentados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à requalificação do posto médico do Caramulo (291 mil euros), cujas obras até já arrancaram, e da unidade de saúde de Tondela (1,7 milhões de euros)”.

Segundo a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, estas duas empreitadas foram discutidas recentemente numa reunião realizada com o chefe de gabinete do ministro da Saúde.

Caso a candidatura para a reabilitação do edifício da unidade de saúde da cidade (inaugurado em outubro de 1989) não seja aprovada em breve, a Câmara dará início à obra “ainda antes do final do primeiro semestre de 2023”, utilizando receitas próprias, garante a autarca.

Na Assembleia Municipal de sexta-feira, foi aprovada a revisão da Carta Educativa, um documento elaborado pela primeira vez em 2007.

Carla Antunes Borges considera que se trata de um “importante documento” para o concelho, que recebeu o parecer favorável da Direção-geral de Educação.

“Este é um instrumento que a nível municipal permite o planeamento e ordenamento não só dos edifícios e equipamentos educativos, como das ofertas educativas e de formação e das necessidades que são necessárias satisfazer”, explica.

No entender da autarca, após a aprovação deste instrumento, o executivo pode “ir mais além” e aprofundar a estratégia municipal da educação, através da aprovação de um Plano Estratégico Municipal da Educação, um trabalho a apresentar brevemente.

Na última Assembleia Municipal foi também aprovada a primeira revisão ao Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2023, com o objetivo de incluir o saldo de gerência de mais de 7,7 milhões de euros referente ao exercício do ano passado.

Este montante servirá para aumentar as verbas transferidas para as Juntas de Freguesia e movimento associativo e para a compra de terrenos e imóveis que poderão ajudar a resolver o problema da falta de casas no concelho.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

São João da Pesqueira
pexels-sachinmamtora-15099463
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
São João da Pesqueira
São João da Pesqueira com melhor grau de execução da receita desde 2010
pexels-sachinmamtora-15099463
Ex-mineiros da Urgeiriça exigem “conclusão célere” de descontaminação de habitações
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023