Museu do Caramulo lança programa de compensação de emissões de carbono

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, lançou um programa de compensação de emissões de carbono, chamado Zerar, e que se destina aos proprietários de automóveis clássicos e desportivos que queiram fazer um uso responsável dos seus veículos.

“A sustentabilidade é, cada vez mais, colocada no centro de tudo o que fazemos e a utilização de automóveis, sejam eles clássicos ou de competição, não deve ser uma exceção, principalmente se queremos que estas atividades se prolonguem no futuro”, justificou a direção do Museu do Caramulo, numa nota enviada à agência Lusa.

A compensação das emissões é feita através do site www.zerar.pt, no qual os proprietários podem adquirir os créditos de carbono necessários para anular a utilização de um veículo ao longo do ano.

Para isso, o Zerar disponibiliza um simulador que indica as emissões geradas por tipo de veículo e quilómetros percorridos ao longo de um ano.

“Temos todos que desempenhar o nosso papel, se queremos atingir as metas de descarbonização propostas, e o público em geral até já está bastante consciente desta tendência, mas muitas vezes não é claro como é que pode ou deve ser feito”, considerou a direção do museu, que tem entre as suas coleções uma de automóveis, motos e bicicletas.

Segundo o Museu do Caramulo, “o programa Zerar serve exatamente para facilitar e democratizar estes processos, assim como para conferir paz de espírito aos proprietários que querem desfrutar dos seus clássicos ou desportivos, de forma responsável e sustentável, nas suas deslocações ou provas”.

Para desenvolver este programa, o Museu do Caramulo associou-se à Net-Hero, uma organização inglesa especializada na aquisição e negociação de carbono

“O programa Zerar selecionou os melhores projetos a serem financiados, permitindo, assim, garantir que cada crédito de carbono adquirido representa efetivamente uma tonelada de dióxido de carbono que é removida da atmosfera”, explicou.

No seu entender, o papel dos créditos de carbono de elevada qualidade é “uma ferramenta essencial para a redução de carbono até 2030 e chegar à compensação total até 2050”.

O Museu do Caramulo lembrou ainda que, “no cumprimento do disposto no Acordo de Paris, o planeta deve rapidamente reduzir as suas emissões de forma a limitar o aquecimento global a 1,5 graus celsius, tendo como referência os níveis pré-industriais”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME