Seca: Maçã de Armamar com calibre mais pequeno

A maçã produzida no concelho de Armamar vai este ano ter um calibre mais pequeno devido à seca e às elevadas temperaturas, disse hoje à agência Lusa o presidente da associação de fruticultores local, José Osório.

“Não só não chove, como as temperaturas estão muito altas e isso vai afetar os calibres. Havendo menos calibre, a produção é menor, são menos toneladas”, sublinhou.

Segundo o dirigente da Associação de Fruticultores de Armamar, num ano normal, só este concelho do norte do distrito de Viseu produz “de 80 a 90 mil toneladas de maçã”.

“Este ano é capaz de ir para os 60 mil. Menos cerca de 25%”, estimou, lembrando que “a geada ainda prejudicou um bocadinho a floração” nalgumas zonas.

José Osório explicou que, apesar de se registarem “algumas noites com alguma humidade, a maçã não tem o desenvolvimento que era suposto ter neste período”.

A variedade Royal Gala, “mais uma semana, já está pronta para apanhar”, ficando as restantes para daí a “três semanas ou um mês”, dependendo da humidade que se vier a registar.

“Três semanas a um mês após apanhar a Royal Gala dá-se início às restantes variedades: Reineta, Golden e, mais tarde, a Bravo de Esmolfe, que é a última a ser apanhada”, acrescentou.

O presidente da Associação de Fruticultores de Armamar considerou que, se chovesse no início de setembro, “melhoraria um bocadinho os calibres, ainda ajudaria”.

Conhecido como a Capital da Maçã de Montanha, o concelho de Armamar é um dos maiores produtores nacionais deste fruto, que representa uma importante fonte de rendimento da população.

A AFA desenvolve a sua ação em Armamar e nos concelhos limítrofes de Moimenta da Beira, Tarouca e Lamego (no distrito de Viseu), sendo a produção comercializada quer no mercado nacional, quer no internacional.

A seca prolongada no continente está a afetar as culturas, levou a cortes no uso da água e obrigou aldeias a serem abastecidas com autotanques.

Desde outubro de 2021 até agosto choveu praticamente metade do que seria o normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocava no final de julho 55,2% do continente em situação de seca severa e 44,8 em situação de seca extrema. Não havia nenhum local continental que estivesse em situação normal, ou em seca fraca ou mesmo em seca moderada.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

São João da Pesqueira
pexels-sachinmamtora-15099463
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
São João da Pesqueira
São João da Pesqueira com melhor grau de execução da receita desde 2010
pexels-sachinmamtora-15099463
Ex-mineiros da Urgeiriça exigem “conclusão célere” de descontaminação de habitações
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023