Concerto solidário e animação de rua marcam a semana da Páscoa em Viseu

Um concerto solidário da Orquestra Filarmonia das Beiras para ajudar o povo ucraniano, animação de rua, teatro, a “amentação das almas” e celebrações religiosas são alguns destaques para a Páscoa em Viseu, anunciou hoje a Câmara.

“Em termos culturais, temos uma agenda extensa, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que volta a Viseu após dois anos longos anos de pandemia, no dia 14, no Teatro Viriato, e vem com um programa chamado ‘As sete últimas palavras de Cristo na cruz’, de Joseph Haydn”, anunciou a vereadora da Cultura e do Turismo.

Leonor Barata disse que “este espetáculo, à semelhança do ‘Refúgio’, que também aconteceu no Teatro Viriato, serve para apoiar os refugiados, para que Viseu possa responder de forma imediata e clara à emergência humanitária na consequência da invasão russa à Ucrânia”.

Em conferência de imprensa para apresentar o programa da semana pascal, a vereadora disse que “há uma série de celebrações, muitas delas de cariz religioso, como a Bênção dos Ramos, diferentes Eucaristias, profissões, ofícios de leituras e laudes, vias-sacras e vigílias pascais”.

“Vamos ter também o sexto encontro da ‘Amentação das Almas de Viseu’, no dia 11, no Largo Pintor Gata, numa coorganização do município de Viseu com a Casa do Povo de Abraveses.

Para esta responsável, é “um ato muitíssimo importante, este ritual de pedir o eterno repouso das almas, porque é um momento de comunhão na comunidade” e que, este ano, “também conta com a participação de instituições de São Pedro do Sul e de Idanha-a-Nova (Castelo Branco)”.

Gabriel Carlos, um fadista viseense que “vai comemorar 50 anos de carreira, apresenta o seu álbum “A Raiz do meu fado””, no dia 13 e, no dia 16, há um concerto do Coro Mozart XVI, que já é um clássico, e que apresenta ‘Meta-Morfoses’”.

“Também no sábado, dia 16, vamos ter a Orquestra Zabadum a animar o centro da cidade, um grupo muito divertido e, para os mais jovens, no dia 08, voltamos a receber o Festival Termómetro, um festival de bandas emergentes, apresentado por Fernando Alvim, no Carmo 81, a partir das 21:30”, anunciou.

A Companhia de Teatro do Montemuro vai andar por freguesias do concelho de Viseu a apresentar “o espetáculo ‘Germinação’ e, apesar da entrada gratuita, é obrigatória a marcação prévia por causa da limitação dos espaços”, em Santos Êvos, Coutos de Viseu, São Cipriano, Vil de Souto e Mundão.

O Jazz Joaquim Rodrigues vai marcar presença, no dia 12, no palco do Teatro Municipal Viriato, a partir das 21:30, com Claudia Solal, na voz, Joaquim Rodrigues, nos teclados, e Mário Costa, na bateria.

“Todos os nossos museus municipais vão estar com diversa atividade durante a semana para os miúdos que estão de férias, assim como a biblioteca municipal, onde haverá contos e oficinas de leitura”, sublinhou.

Entre a atividade nos museus e na biblioteca estão “oficinas criativas e sustentáveis, como a criação de porta-lápis com material reciclado”, e percursos sensoriais que levam a “roteiros pelo património e história da cidade”, como outros “mais ambientais na Quinta da Cruz”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
2
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
3
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
4
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho