PCP diz que eleições na Casa do Douro representam uma vitória para viticultores

O PCP classificou ontem como “uma vitória” para os viticultores durienses as eleições para a direção da Casa do Douro reinstitucionalizada e para os delegados municipais do conselho geral, marcadas para o dia 16 de maio.

Numa conferência de imprensa conjunta, as organizações regionais do PCP de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, território coincidente com a Região Demarcada do Douro, consideraram que a portaria n.º 53-A/2020 “representa uma vitória” para os viticultores durienses.

“Neste quadro, o PCP alerta os viticultores para a necessidade de assegurar soluções, na direção da Casa do Douro e no conselho geral, de convergência de todos os que se encontram empenhados na defesa da Casa do Douro”, afirmou, em Vila Real, o dirigente do partido Filipe Costa.

Os comunistas avisaram que a Casa do Douro de direito público e inscrição obrigatória “tem que assumir, em primeiro lugar, a defesa dos interesses dos pequeno viticultores, desde logo a partir da defesa do benefício, instrumento de regulação do mercado essencial à região”.

A portaria, publicada a 28 de dezembro, em Diário da República, marcou para 16 de maio de 2020 as eleições para os delegados municipais do conselho geral e para a direção da Casa do Douro e aprovou o regulamento eleitoral.

O PCP fez questão de salientar que se orgulha de “ter dado uma contribuição decisiva” para a nova lei que entrou em vigor a 01 de janeiro e reinstitucionaliza a Casa do Douro.

Em julho, o Presidente da República promulgou o decreto-lei que reinstitucionaliza a Casa do Douro como associação pública de inscrição obrigatória, depois de ter vetado a primeira versão do diploma.

A versão reapreciada do documento foi aprovada em 05 de julho com os votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV, PAN e pela então deputada social-democrata eleita pelo círculo de Vila Real, Manuela Tender, e os votos contra de PSD e CDS-PP.

A Casa do Douro, criada em 1932, viveu durante anos asfixiada com uma dívida ao Estado.

O Governo PSD/CDS-PP concretizou uma alteração legislativa, transformando o estatuto de direito público e inscrição obrigatória em associação de direito privado e de inscrição voluntária.

A natureza pública da instituição foi extinta em dezembro de 2014, sendo posteriormente aberto um concurso para a gestão privada da instituição, que foi ganho pela Federação Renovação do Douro em detrimento da outra concorrente, a Associação da Lavoura Duriense.

“A entrega da sede e do direito de uso do nome Casa do Douro à Federação Renovação do Douro, correspondendo à ambição de sempre do grandes interesses instalados na região, foi um crime contra os milhares de pequenos viticultores que construíram, com o seu trabalho e suor, este território Património da Humanidade”, afirmou Filipe Costa.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela