Denuncia de Poluição no Rio Pavia

O Bloco de Esquerda refere em comunicado que no dia 24 de Julho de 2019,  constatou no local o estado deplorável em que se encontra o curso de água do Rio Pavia localizado entre o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o recinto da feira semanal, atravessando o Centro Comercial Fórum e a Casa da Ribeira.

Lamentavelmente, a situação por nós encontrada excedeu os relatos que nos foram entregues. Podemos observar e documentar o que se assemelha a uma descarga de esgotos – tendo em conta que parte dos objetos estranhos encontrados no Rio eram dejetos – líquidos não identificados e dezenas de peixes mortos. A água apresenta um misto de cor verde, das algas formadas pelo excesso de matéria orgânica,  e cor castanha desta mesma matéria. Também à superfície da água se observam manchas que indicam a presença de óleos ou outros produtos gordurosos.

Após esta documentação, o Bloco de Esquerda iniciou o processo de queixa no local, através do serviço de atendimento telefónico SOS Ambiente, e enviou posteriormente os vídeos e fotografias recolhidas para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA-GNR) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).No mesmo dia, foram igualmente informados e questionados o Município de Viseu, a Junta de Freguesia de Viseu e as Águas de Viseu.A situação a que assistimos hoje não é de todo recente! É diariamente perceptível o nível de poluição presente no Rio Paiva, que impede a sua regeneração, consequente sobrevivência da fauna e flora natural, como os peixes e as lontras, e ajuda à proliferação de espécies invasoras, como os lagostins. Não obstante, é amplamente divulgado na comunicação social que o município de Viseu rejeita que este rio esteja poluído, e citamos acta da reunião da Câmara Municipal de 17 Maio deste ano:

“O Senhor Presidente, deu a conhecer ao Executivo Municipal, que face ao alarmismo provocado por afirmações irresponsáveis quanto a uma alegada poluição do rio Pavia, o Município de Viseu, através da Águas de Viseu, solicitou a um laboratório independente a recolha e análise da qualidade da água do rio em dois pontos distintos: junto à Ponte de Pau e à Ponte das Barcas.”

“O Município de Viseu continuará empenhado na melhoria da qualidade ambiental no Concelho, suportando sempre as suas decisões com análises, pareceres ou estudos de entidades independentes”

O Rio Pavia nasce em Mundão, atravessa a Cidade de Viseu e desagua no Rio Dão. Nesse seu trajeto apresenta-se como um perigo ambiental, animal e para a saúde da população que vive perto deste rio e que usa a água do mesmo. Como referido e é do seu conhecimento, desagua no Rio Dão, pondo consequentemente em causa a segurança deste rio, no qual existem captações de água para consumo humano do sul do Distrito de Viseu e vários concelhos do Distrito de Coimbra.

É demais evidente que o nosso Rio Pavia precisa de intervenção que vá no sentido oposto à degradação em que se encontra e é mandatário que o município actue com intransigência na procura de soluções que devolvam a sustentabilidade deste curso de água, bem como na procura e responsabilização dos poluidores.

Em relação ao disposto, o Bloco de Esquerda, solicitou resposta do Município de Viseu, Junta de Freguesia de Viseu e Águas de Viseu (com excepção do ultimo ponto), às seguintes questões:
– Têm conhecimento da situação?

– Continuam a considerar que o Rio Pavia não se encontra poluído?

– Têm conhecimento das razões pelas quais o Rio Pavia se encontra neste estado?

– Que medidas e quais as ações previstas com o objetivo de averiguar as causas desta poluição?

– Que medidas e quais as ações previstas que envolvem a regeneração e limpeza do rio?

– Que intervenção tem o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viseu no que trata ao Rio Pavia?

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viseu

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia