Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Água de Ranhados e à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Vila Nova de Foz Côa

Em Dezembro, realizou-se mais uma visita de estudo na área da sensibilização ambiental, promovida pela Câmara Municipal em articulação com o Agrupamento de Escolas, às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ranhados, e, ainda, às instalações da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Nova de Foz Côa, esta localizada na sede de concelho.

Nesta visita, estiveram envolvidos os alunos de 5.º ano, teve como objetivo dar-lhes a conhecer como se efetua o tratamento da água que chega diariamente às nossas torneiras, e o destino final da água após ser utilizada por todos nós diariamente, pois esta é também parte da matéria que está ser lecionadas no ano escolar que estão a frequentar.

Para a realização e a explicação da visita, contámos com a presença de técnicos que trabalham diariamente na ETA e representantes das Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Na ETAR contamos com a presença de um técnico responsável pelos serviços efetuados diariamente nas instalações, que também é o representante das Águas do Norte na ETAR. A empresa Águas do Norte é a concessionária do sistema multimunicipal responsável pelo fornecimento de água à generalidade do concelho e ainda pela recolha e tratamento final da água já utilizada (águas residuais) na cidade de Vila Nova de Foz Côa e em mais sete aglomerados urbanos.

A visita consistiu em dar a conhecer aos alunos as instalações da ETA e os procedimentos realizados para o tratamento da água, desde a sua entrada em estado bruto até ao estado próprio para consumo, ou seja, água já tratada. Na ETAR foi dar a conhecer todo o processo que engloba os diversos tratamentos a que a água suja (esgoto) é submetida antes de poder ser lançada para as linhas de águas (ribeiros ou rios), isto é, desde a sua chegada à ETAR através da rede de saneamento, até poder ser devolvida ao meio recetor sem prejudicar o ambiente.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
thumbnail_bibliotecas-2
Biblioteca Municipal de Sátão renovou equipamento informático
2
Press_012_Foto
RENOVADO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE NELAS EASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO DE VISEU [APPDA-VISEU]
3
Press_011_
COMEMORAÇÕES DO 94o ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CANAS DE SENHORIM
4
Press_010_Foto
PROJETO “CRIANÇAS EM MOVIMENTO…”, UMA APOSTA DO MUNICÍPIO DE NELAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR DAS NOSSAS CRIANÇAS

Artigos relacionados

mulheres-protestando-por-direitos-no-dia-da-mulher_23-2151356319
FOTO_ARQUIVO_Lamego_vista_geral
Tondela_15444
Palacete_Padilhas_dez_2024
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
thumbnail_bibliotecas-2
Biblioteca Municipal de Sátão renovou equipamento informático
Press_012_Foto
RENOVADO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE NELAS EASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA AS PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E AUTISMO DE VISEU [APPDA-VISEU]
Press_011_
COMEMORAÇÕES DO 94o ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CANAS DE SENHORIM
Press_010_Foto
PROJETO “CRIANÇAS EM MOVIMENTO…”, UMA APOSTA DO MUNICÍPIO DE NELAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR DAS NOSSAS CRIANÇAS