Tradição, cultura e ciência juntas em festival em aldeia de São Pedro do Sul

Um festival que procura manter algumas tradições mas, ao mesmo tempo, proporcionar experiências culturais diferentes e sensibilizar para a necessidade de cuidar do meio ambiente, arranca na quinta-feira, na aldeia de Aveloso de Sul, em São Pedro do Sul.

Organizado pela Associação Fragas Aveloso, o festival vai para a sua sexta edição, prometendo animar a aldeia durante quatro dias, com exposições, oficinas, cantares, concertinas, concertos, cinema e momentos dedicados à ciência.

“Para além do arraial tradicional que todos os festivais têm, com grupos de cantares e concertinas, orientámos o festival também para a área da ciência”, explicou à agência Lusa Manuela Tavares, que criou a associação em 2013, em homenagem à filha que morreu, que era bióloga e ambientalista.

O festival inclui duas iniciativas do programa Ciência Viva, que visam “ver a qualidade da água de duas ribeiras, a de Rompecilha e a da Vagem”, na sexta-feira e no sábado, acrescentou.

No domingo, realiza-se a iniciativa “Montanhas de água”, que consiste numa visita às minas de água que abastecem a freguesia de Sul.

Manuela Tavares considerou que esta visita permitirá sensibilizar as pessoas para a importância dos recursos hídricos subterrâneos, “sobretudo em alturas de alterações climáticas”.

Segundo a responsável, a associação tem a preocupação de envolver a comunidade local nas suas atividades.

Na quinta-feira, será inaugurada “uma exposição de fotografias de casamentos da aldeia realizados há muitos anos”, tendo muitos habitantes contribuído com as imagens das suas famílias.

O objetivo é também retomar algumas tradições, como o jogo do pau, o que acontecerá na sexta-feira, mas, ao mesmo tempo, proporcionar experiências diferentes aos habitantes das aldeias.

“Vamos ter a participação do Núcleo de Viseu do grupo Dançando com a Diferença, que trabalha com pessoas portadoras de deficiências, tornando o nosso festival mais inclusivo”, frisou Manuela Tavares.

Na sexta-feira à noite, a igreja de Sul receberá um concerto lírico, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

“Tivemos a igreja cheia e as pessoas aplaudiram ópera de pé. Havia pessoas, das aldeias, encantadas”, contou.

O festival termina no domingo à noite, com cinema ao ar livre, sendo exibido o filme “Ainda há pastores”, de Jorge Pelicano.

“Este festival tem muita diversidade. Claro que importa preservar o arraial de concertinas e o grupo de trajes e cantares, mas queremos marcar a diferença”, frisou Manuela Tavares.

A estratégia parece estar a surtir efeito e a atrair os habitantes das aldeias ao festival: “Começou com pessoas nossas amigas, que até vinham de Lisboa, e, aos poucos, fomos ganhando as pessoas daqui”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu