Teatro-Debate #DESORDEM, mesmo em tempo de Pandemia

Mesmo em tempos de Pandemia, diretamente do Cineteatro de Serpa, a quase 500 Km de distância, a Companhia de Teatro Baal17 esteve a representar e a interagir com os alunos do 10º ano, turma D, da Escola Secundária Viriato. A sessão decorreu na sequência de uma candidatura ao Programa Cuida-te +, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P e foi organizada pela Equipa da Promoção e Educação para a Saúde (PES) da escola, em colaboração com professores da turma.

Cada aluno participante foi convidado a refletir sobre a problemática da saúde mental e a construir a ficção, desconstruindo a realidade. Um espelho que reflete as possibilidades do futuro a partir das escolhas do presente, antes que elas se tornem num problema.

A história criada serviu para os alunos se colocarem nos papéis representados pelos 4 personagens, Alberto, Carminho, Jéssica e Tiago. A peça de teatro aborda a necessidade de cuidarmos a nossa saúde mental e não descurarmos os problemas do foro psicológico, os nossos e os dos outros, alertando para a necessidade de procurar ajuda especializada, quando dela necessitamos. E quem melhor do que os psicólogos para nos ajudarem, quando deles necessitamos? E como dizia uma aluna, a nossa saúde mental passa pelo nosso bem-estar psicológico, daí a presença de psicólogos na Escola ser tão importante.

Os alunos usufruíram desta possibilidade de ir ao Teatro sem sair de casa, fazendo-o de uma forma que os dignificou com uma participação disciplinada e promotora de um debate reflexivo. Ainda que os tempos sejam difíceis, não podemos deixar de agradecer a todos quantos permitiram esta dinâmica no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, evidenciando que a escola continua a mostrar-se muito ativa, adequando o seu plano anual de atividades às circunstâncias atuais.

Pedro Ribeiro

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu