Teatro-Debate #DESORDEM, mesmo em tempo de Pandemia

Mesmo em tempos de Pandemia, diretamente do Cineteatro de Serpa, a quase 500 Km de distância, a Companhia de Teatro Baal17 esteve a representar e a interagir com os alunos do 10º ano, turma D, da Escola Secundária Viriato. A sessão decorreu na sequência de uma candidatura ao Programa Cuida-te +, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P e foi organizada pela Equipa da Promoção e Educação para a Saúde (PES) da escola, em colaboração com professores da turma.

Cada aluno participante foi convidado a refletir sobre a problemática da saúde mental e a construir a ficção, desconstruindo a realidade. Um espelho que reflete as possibilidades do futuro a partir das escolhas do presente, antes que elas se tornem num problema.

A história criada serviu para os alunos se colocarem nos papéis representados pelos 4 personagens, Alberto, Carminho, Jéssica e Tiago. A peça de teatro aborda a necessidade de cuidarmos a nossa saúde mental e não descurarmos os problemas do foro psicológico, os nossos e os dos outros, alertando para a necessidade de procurar ajuda especializada, quando dela necessitamos. E quem melhor do que os psicólogos para nos ajudarem, quando deles necessitamos? E como dizia uma aluna, a nossa saúde mental passa pelo nosso bem-estar psicológico, daí a presença de psicólogos na Escola ser tão importante.

Os alunos usufruíram desta possibilidade de ir ao Teatro sem sair de casa, fazendo-o de uma forma que os dignificou com uma participação disciplinada e promotora de um debate reflexivo. Ainda que os tempos sejam difíceis, não podemos deixar de agradecer a todos quantos permitiram esta dinâmica no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, evidenciando que a escola continua a mostrar-se muito ativa, adequando o seu plano anual de atividades às circunstâncias atuais.

Pedro Ribeiro

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia