Taça de Portugal: FC Porto 'passeou' até Coimbra à 'boleia' dos sorteios

O FC Porto chegou em ritmo de ‘passeio’ à sua 31.ª final da Taça de Portugal em futebol, ajudado por sucessivos sorteios ‘simpáticos’, que não lhe colocaram nenhum obstáculo complicado pelo caminho.

Rumo a Coimbra, que substitui o Jamor devido à pandemia da covid-19, os ‘dragões’ só enfrentaram dois adversários da I Liga, e em casa, o Santa Clara (nono) e o Vitória de Setúbal (16.º), defrontando uma maioria de adversários de escalões inferiores.

Depois de superar os açorianos nos ‘oitavos’, o conjunto de Sérgio Conceição conseguiu evitar todos os primodivisionários, defrontando os ‘secundários’ Varzim (quartos de final) e Académico de Viseu (meias-finais).

Face aos caprichos do sorteio, o técnico portista teve a possibilidade de ir improvisando, fazendo com que o ‘onze base’ tenha na sua composição Diogo Costa, Diogo Leite, Mbemba, Loum ou Zé Luís, que não ‘couberam’ no da I Liga.

O jovem guarda-redes Diogo Costa, habitual suplente do argentino Marchesín no campeonato, foi mesmo totalista (540 minutos), tal como o defesa Manafá, que cumpriu três jogos como lateral direito e outros tantos como lateral esquerdo.

Em matéria de golos, cinco jogadores marcaram dois – os mesmos sofridos por Diogo Costa -, entre eles o ‘menino’ Fábio Silva, acabado de completar 18 anos. Também ‘bisaram’ o central Mbemba e os avançados Luis Díaz, Zé Luís e Soares.

A ‘aventura’ portista na Taça começou em 19 de outubro de 2019, no reduto do Coimbrões, da Série B do Campeonato de Portugal, com uma goleada por 5-0, selada com tentos de Luis Díaz (dois), Soares, Mbemba e Fábio Silva.

Na quarta ronda, o adversário foi o Vitória de Setúbal e, no Dragão, o jogo acabou em 4-0, com Mbemba e Fábio Silva a voltarem a faturar, já após a expulsão de André Sousa (32 minutos), numa goleada fechada com um autogolo de Jubal e um tento de Marega.

Os ‘oitavos’ voltaram a trazer ao Dragão um primodivisionário e o FC Porto sentiu mais dificuldades, vencendo pela margem mínima, graças a um golo do japonês Nakajima (29 minutos), que viveu uma primeira época de ‘azul e branco’ bem complicada.

Seguiu-se, nos quartos de final, o Varzim, na II Liga, que deu luta no Dragão, mas acabou derrotado por 2-1, com Marcano a decidir, aos 41 minutos, depois de Hugo Gomes ‘anular’, aos 36, o tento inaugural de Soares.

Nas meias-finais, a duas mãos, o FC Porto enfrentou novo conjunto secundário, o Académico de Viseu, e começou a desenhar o apuramento com um empate fora a um golo. Zé Luís adiantou os ‘dragões’ e João Mário restabeleceu a igualdade.

A qualificação para a final decidiu-se no Porto e os comandados de Sérgio Conceição não tiveram grandes dificuldades, com um triunfo por 3-0, materializado com um penálti de Alex Telles e tentos de Zé Luís e Sérgio Oliveira.

No total, o conjunto ‘azul e branco’, que utilizou 24 jogadores, somou cinco vitórias e um empate, com 16 golos marcados e apenas dois sofridos.

Benfica e FC Porto defrontam-se no sábado, pelas 20:45, na final da 80.ª edição da Taça de Portugal, no Estádio Cidade de Coimbra, e não no Jamor, devido à pandemia da covid-19, também responsável pela ausência de público nas bancadas.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal