Rede Nacional vai investir 269 mil euros na promoção dos moinhos

A autarquia de Albergaria-a-Velha, que lidera a Rede Nacional da Rota dos Moinhos de Portugal, revelou que vão ser investidos 269 mil euros para estruturar a oferta turística.

Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai “criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos, capacitar os aderentes e agentes económicos, desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências, e criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética, bem como desenvolver ações de promoção e comunicação”.

A Rede Nacional Rota dos Moinhos de Portugal foi recentemente criada pelos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

Com a criação da Rota, “pretende-se estruturar e centralizar a oferta existente que permita aos turistas visitar os destinos de forma informada, usufruindo de um ecossistema que lhes permita viver a experiência na sua plenitude”.

Naqueles cinco municípios existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, bem como vários programas de experiências, desde oficinas de confeção de pão, desportos radicais, visitas encenadas, trilhos e eventos temáticos, bem como percursos de visitação.

Naqueles concelhos existem 37 empreendimentos turísticos, 169 alojamentos locais, 32 agentes e animação turística e 242 restaurantes.

O projeto “propõe trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional”, explica uma nota de imprensa.

“Com um produto turístico inclusivo e acessível, prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim mais fluxos de visitantes”, acrescenta.

Os promotores da Rede Nacional acreditam que, “com mais turistas a circular numa rota abrangente, unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a estadia, o número de dormidas e consequentemente as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal