Projeto Viriato Sem Fronteiras

Entre os dias 24 e 28 de maio decorreu a Semana Intercultural que pretendeu espelhar os objetivos delineados no projeto Viriato Sem Fronteiras. Dinamizaram-se atividades muito diversificadas com o intuito de homenagear os países de origem dos nossos alunos oriundos do estrangeiro.

Contámos com as comunicações, através de videoconferência, de José Silva Simões, Fábio Inácio, Mia Couto e Olinda Beja, ilustres cidadãos da lusofonia, que contribuíram para melhor conhecermos outros países, outras culturas, alguns ligados por essa “pátria” que é a língua portuguesa.

Durante a semana: esteve patente, no polivalente, uma exposição de artesanato típico de diferentes países; foi possível ouvir e deleitar-se com uma seleção de música internacional, compilada pela Associação de Estudantes e com os “Sons da Viriato”, nas vozes de dois alunos da escola; a equipa da biblioteca escolar dinamizou uma mostra de livros de escritores estrangeiros no polivalente. Também se ouviram Leituras do Mundo, proporcionadas por alunos do 7ºano que enriqueceram com as suas declamações a sala de professores, a biblioteca escolar, o refeitório e algumas salas de aula. Admiraram-se ou praticaram-se Danças do mundo, no recinto da escola, com a colaboração de docentes e alunos de Educação Física.

Promovida pela Associação de Pais e Enc. de Educação e Serviço Social da nossa escola, decorreu a tertúlia “Vozes do Mundo, testemunho de pais da Viriato” onde os pais dos nossos alunos partilharam testemunhos sobre a sua chegada ao nosso país, relataram a forma como a escola foi importante e facilitadora na sua integração e deram-nos a conhecer um pouco mais sobre particularidades dos seus países de origem.

O plano de ementas de almoço na cantina escolar foi também intercultural, sendo possível provar pratos típicos de vários países, nomeadamente da cozinha: italiana, espanhola, suíça, portuguesa e angolana.

A Escola Secundária Viriato é uma escola multicultural, sendo que essa diversidade cultural, gastronómica, educativa, social e histórica enriquece e engrandece a nossa comunidade educativa.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal