Presidente da Câmara de Viseu admite aumento da tarifa de gestão de resíduos

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, admitiu hoje aumentar a tarifa de gestão de resíduos caso a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) cumpra a ameaça de cobrar “multas pesadas” aos municípios.

No final da reunião de câmara, Fernando Ruas aludiu à “chamada de atenção” da ERSAR para o facto de os municípios portugueses não estarem a refletir no consumidor final as tarifas da gestão de resíduos.

“(A ERSAR) ameaça as câmaras que não fizerem repercutir isto nas famílias com multas pesadas”, afirmou aos jornalistas.

Segundo o autarca social-democrata, a Câmara de Viseu gasta 6,5 milhões de euros com a recolha de lixo e recebe das famílias apenas 2,5 milhões de euros, o que representa um défice de quatro milhões de euros.

Fernando Ruas disse que o município de Viseu vai “aguardar para ver”, até porque o aumento da taxa (que atualmente é de três euros) não está previsto no orçamento deste ano.

No entanto, avisou que o município não pode “levar pancada” dos dois lados: “não podemos ter as taxas tão baixas e este tipo de desfalque no orçamento (de quatro milhões) e ainda pagar multas à ERSAR por não cumprirmos aquilo que nos mandam”.

O autarca explicou que, de acordo com a ERSAR, as tarifas devem aumentar 25% e têm de ser refletidas nas faturas da água das famílias.

“Não sei se será este ano, mas ela terá de ser atualizada. Se por acaso a ERSAR nos dissesse que nos ia aplicar multas, tínhamos de fazer um orçamento retificativo, nem que fosse só para isto”, acrescentou.

Fernando Ruas lembrou que “o que tem aumentado é a taxa de gestão que as câmaras mandam diretamente para o Estado central” e que tal tem acontecido “todos os anos”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
2
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
3
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
4
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025

Artigos relacionados

ÁGUA
rain-falling-into-water
rain-falling-into-water
MANGUALDE APROVA ORÇAMENTO DE 35 MILHÕES DE EUROS PARA 2023
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025