Politécnico de Viseu constrói nova residência e requalifica as existentes

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai construir uma quarta residência para estudantes e requalificar as três existentes, disse hoje o seu presidente.

“No âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] vamos avançar agora com a requalificação das três residências de estudantes do Campus Politécnico e também com a edificação de uma nova, a quarta, junto das existentes”, adiantou José Costa.

O presidente do IPV esclareceu à agência Lusa que a nova residência será para 150 camas e haverá ainda dois novos espaços anexos, que serão salas de estudo, sendo que uma delas funcionará 24 horas.

“O valor total é superior a 10 milhões de euros (ME) e é financiado a 100% pelo PRR. As obras deverão começar nos primeiros meses de 2024 para terminarem até ao final do ano de 2025”.

As três residências estudantis existentes, que totalizam 320 camas, foram “construídas há mais de 25 anos e nunca sofreram requalificação, ou seja, eram obras há muito desejadas” pelo IPV.

“Esta obra é um passo importantíssimo para o instituto, não só para os estudantes que estão nas residências, como também para atrair novos alunos”.

José Costa considerou que o maior desafio que se coloca nas instituições de ensino superior é o de ter fatores de atratividade que, simultaneamente, poupem o excesso de custo das famílias dos estudantes.

“Termos alojamentos a baixo custo é um fator de atratividade, mas temos de ter também condições nas instituições para que as pessoas não se fiquem só pelo ensino à distância e se sintam bem e este é um enorme desafio”, sublinhou.

No entender deste responsável, “as condições para um estudante estar numa instituição, com qualidade, e com baixos custos, é um fator determinante de atratividade e de saúde mental” do aluno.

“Se há um estudante que sente que a família tem dificuldades em mantê-lo a estudar, isso é um forte fator de instabilidade e da saúde mental do aluno que tem, obviamente, repercussões na família”, apontou.

José Costa lembrou que, em Moimenta da Beira, “existem 15 camas, em Lamego também está a ser construída uma residência para 47 camas e, em Viseu, sob a responsabilidade da Câmara Municipal, vai nascer uma com capacidade para 52”.

O IPV tem, este ano letivo, 6.256 alunos distribuídos por todas as escolas que o integram, como as unidades orgânicas de Viseu e Lamego, e ainda Moimenta da Beira e Sernancelhe.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
2
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
3
1_Cartaz_PR4
Ciclo de Percursos PedestresPR4 - Rota dos Caminhos com Alma | 6ABR
4
vinho
Tarifas dos EUA seriam “um desastre” para o vinho do Dão

Artigos relacionados

Jose Santos Costa encabeça Lista A
EdificioPedagogico
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
animais caes
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025