Plano de ação de Viseu prevê criação de arquivo de imagens

A criação de um arquivo de imagens e a formação nas áreas da fotografia e do cinema são dois dos objetivos de um plano de ação que a Câmara de Viseu vai desenvolver este ano e no próximo.

“Temos a ambição de ser um destino ‘instagramável’, que é valorizado do ponto de vista da sua imagem nas redes sociais, mas este plano vai muito para além disso”, disse hoje à agência Lusa o vereador da Cultura e do Turismo, Jorge Sobrado.

Neste âmbito, o plano “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação” – que foi hoje à tarde apresentado ao Fórum Local de Turismo (órgão de aconselhamento estratégico da Câmara) – reflete o desejo da autarquia de ir “um pouco mais longe do que uma certa efervescência promocional”.

Segundo Jorge Sobrado, é por isso que este plano de ação não se confina à realização de grandes eventos ou de ações promocionais, apostando também na “salvaguarda do património fotográfico e fílmico de Viseu e na formação e educação para o cinema e fotografia”.

“Uma das medidas previstas é a criação de uma imagoteca municipal, que é um objetivo de médio prazo”, avançou o vereador, explicando que “não existe acervo organizado em Viseu, do ponto de vista da fotografia e do cinema, que constitua um referencial de memória visual da cidade”.

A imagoteca surgirá no âmbito do projeto do Museu de História da Cidade, que “terá uma espécie de serviço agregado que cuidará de recolher, salvaguardar e, nalguns casos, recuperar e promover a memória fotográfica” de Viseu.

Jorge Sobrado disse que, com o objetivo de constituir um “arquivo comunitário”, será lançado este ano um apelo às pessoas para que disponibilizem “as fotografias e filmes que sejam testemunhos de tempos de Viseu, de acontecimentos e de tradições, como, por exemplo, da Feira de S. Mateus”.

“No que diz respeito ao cinema, há um acordo com o Centro de Conservação da Cinemateca Portuguesa que está disponível para receber em depósito esses filmes”, referiu, justificando que “o município não terá condições técnicas, nem recursos humanos, para garantir a sua salvaguarda e o seu estudo”.

Jorge Sobrado sublinhou que o plano de ação irá também fazer “um forte investimento” na área da educação e da formação para a fotografia e cinema.

“Ao abrigo dos principais eventos da cidade e no contexto dos trabalhos desenvolvidos em projetos como a Incubadora de Indústrias Criativas do centro histórico, serão realizadas ao longo do ano oficinas que procuram lançar a semente da cultura local para o cinema e a fotografia”, referiu.

Também a linha Criar do programa Viseu Cultura irá “majorar, discriminar positivamente, projetos na área da fotografia e do cinema”, com a intenção de que surjam “projetos de criação local”, acrescentou.

O vereador da Cultura e Turismo disse ainda que “esta abordagem para o cinema e fotografia vai ser transversal na cidade”, estando presente nos grandes eventos, como o Festival de Street Art e a Feira de S. Mateus.

Este ano, Viseu será também palco de dois grandes eventos ligados às práticas da fotografia e do cinema.

Um deles é o ART&TUR 2020 (de 20 a 23 de outubro), considerado um dos mais importantes festivais internacionais de cinema de turismo e marketing de territórios, e o outro o congresso anual da Associação dos Profissionais Portugueses da Imagem (entre 20 e 23 de fevereiro).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia