Os A VOZ DO ROCK celebram este mês o seu 6º. aniversário!

Este grupo de octogenários rockeiros de Viseu iniciaram a sua carreira em 2014 a propósito do convite que a dupla Madalena Vitorino e Giacomo Scalisi fizeram a Ana Bento para desenvolver um projecto no âmbito do Festival Viseu A do Teatro Viriato. Foi nesse contexto que a ideia surgiu a partir da inspiração nos Young@Heart, mais propriamente a partir de um vídeo deste insólito grupo americano que um amigo de Ana Bento lhe tinha enviado há uns anos atrás com a mensagem ‘Ó Ana, olha aqui nós quando formos velhos!’.
 
A ideia de criar um grupo local com maiores de 60 anos com o objectivo de reinterpretar temas do cancioneiro rock português foi logo acolhida com expectativa e também não houve hesitações quanto à restante equipa, fundamental para pôr o projecto de pé: o Ricardo Augusto no apoio aos ensaios semanais e outros músicos da Gira Sol Azul para o acompanhamento (banda) nos concertos ao vivo. As linhas gerais estavam traçadas e foi assim que Ana Bento e Ricardo Augusto começaram por ir a lares e centros de dia da cidade lançarem o desafio a pessoas ‘mais velhas’, os tais maiores de 60 anos.
 
Ana Bento conta que quando deram conta tinham em mãos um grupo com uma média de idades à volta dos 80 e tal anos e foi ali, logo no primeiro ensaio, que perceberam o tamanho gigante do desafio a que se tinham proposto e que que tinham proposto àquelas pessoas. E perceberam também que neste grupo a idade, a percentagem de analfabetismo e de mobilidade reduzida era tão grande quanto a generosidade destas pessoas ao se lançarem nesta aventura e tão grande quanto ‘a vontade de continuar a fruir o prazer, com todos, de uma vida que sempre se foi construindo, nem sempre com o mesmo prazer, mas com esses mesmos todos’ –citando João Luís Oliva, um dos elementos que muita força deu a esta (A) voz (do rock). ‘Percebemos também que o tempo passa, passa tão rápido que quando damos conta podemos estar a ser ‘arrumadinhos’ durante o dia num sofá mais ou menos confortável em frente a uma TV (sintonizada todos os dias no mesmo canal com um programa de fácil entretenimento) e a partir do fim de tarde a ser ‘arrumadinhos’ numa cama limpa de um quarto qualquer´, refere Ana Bento. E é por isso que estes avós se vêem no direito de desafiarem o estereótipo da idade, de poderem envelhecer e simultaneamente “optar pelo que faz o coração vibrar” (Osho). O rock é assim a opção destes avós, o rock e suas canções que geralmente não se fazem ouvir em vozes de pessoas tão velhas.
E foi assim, que desde o primeiro ensaio, uma vontade se tornou realidade e um compromisso ‘para a vida’. Entretanto, rapidamente, quer amigos mas também desconhecidos com quem se têm cruzado na rua, vizinhos tímidos ou amigos dos amigos, começaram a ser convidados e integrados no grupo que está em constante regeneração.
 
Os A VOZ DO ROCK rompem assim fronteiras entre gerações e excedem os limites da própria condição humana apresentando uma imagem positiva do envelhecimento que se traduz numa performance que, acima de tudo, celebra o prazer da partilha musical e da própria vida. No final de 2019 o grupo realizou um concerto especial de tributo a Xutos e Pontapés com o próprio Kalú como convidado e foi ainda distinguido com o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável da Região Centro.
 
Nesta lógica de constante desafio os A VOZ DO ROCK celebram agora o 6º. aniversário com um concerto onde partilham o palco com os convidados especiais, crianças e jovens que participaram na oficina ‘O Rock também é nosso’ que decorreu na Fundação Lapa do Lobo.
O concerto acontece este domingo, 26 de Janeiro pelas 16h no Auditório Mirita Casimiro em Viseu.
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia