Antes de entrar na ordem do dia, as intervenções realizadas pelos vários membros do Executivo tiveram naturalmente a ver com a situação decorrente da pandemia COVID-19.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, respondeu às dúvidas colocadas e fez um ponto de situação relativo às medidas que têm sido tomadas.
O autarca informou ainda que são vários os problemas aos quais tem sido necessário dar resposta, sendo que com o início do terceiro período escolar, o Município de Pinhel está em estreito contacto com o Agrupamento de Escolas no sentido de tentar dar resposta a algumas carências que possam existir a nível de material informático ou acesso a internet (essenciais ao acesso aos conteúdos escolares e ao acompanhamento à distância por parte dos professores).
No que diz respeito aos serviços municipais, que estiveram sempre assegurados embora de forma não presencial, o Presidente da Câmara informou que, progressivamente, o Município poderá reabrir alguns espaços/serviços, embora essa decisão tenha de ser feita com todos os cuidados e assegurando sempre as normas de higiene e segurança preconizadas no âmbito do combate à pandemia.
Da ordem de trabalhos, destaque para a aprovação da proposta de prorrogação do prazo de pagamento das rendas das lojas exteriores do Mercado Municipal, sem aplicação de quaisquer penalizações, até dia 30 de junho. A mesma medida foi aprovada para as rendas referentes às habitações sociais.
Por outro lado, o Executivo Municipal aprovou diversos autos de medição relacionados com empreitadas em curso, como por exemplo a reabilitação do Parque Municipal da Trincheira, a Requalificação da Escola Secundária de Pinhel e a reabilitação de um edifício para apoio à paragem de autocarros associados ao projeto Siga o Falcão.