Museus do Côa e Douro desafiam músicos a inspirar-se em miradouros da região

Os museus do Côa e do Douro avançam em 2021 com dois projetos, com financiamento de 500 mil euros, que levam músicos a inspirar-se em miradouros da região, visam a realização de concertos e uma exposição fotográfica.

As instituições revelaram hoje que o projeto Lua’Douro envolve também o município de São João da Pesqueira, através do Museu do Vinho, visa a promoção do território, tem como temática principal a música e desenvolve-se em sete miradouros.

Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque, em Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, destacou a “programação cultural em rede”.

“Estamos muito comprometidos com esta ideia de podermos, a partir da dinâmica cultural, valorizar a nossa região Norte e potenciá-la no plano nacional”, afirmou.

Fernando Seara, diretor do Museu do Douro, no Peso da Régua, Vila Real, disse que o projeto é voltado para a animação do território, considerando tratar-se “de uma carência” no Douro, e acrescentou que vai também apoiar atividades e profissões que estão praticamente paradas nesta altura de pandemia.

Luís Carvalho, coordenador financeiro da Fundação Museu do Douro, adiantou que projeto arranca já no início de 2021 com a seleção de sete miradouros da região e o desafio que será lançado a músicos é para fazerem “sonoplastias entre música e paisagem”.

Este trabalho, acrescentou, será uma rampa de lançamento para a realização de concertos no verão, altura em que já se espera ter públicos nos espetáculos.

A programação será “eclética” e envolverá desde o fado às tunas tradicionais portuguesas.

O segundo projeto desenvolvido entre os museus do Côa e Douro é o CôaDouro e visa a realização de um trabalho de recolha fotográfica, através de convite a vários fotógrafos que têm trabalhado nestes territórios, que vai dar origem a uma exposição e que irá, depois, iterar fora da região.

No âmbito deste projeto, segundo Luís Carvalho, o conjunto Sons do Douro irá desenvolver um espetáculo de rua que irá evocar figuras míticas durienses e vai animar as praças das aldeias e das vilas desta região.

O Sons do Douro é um grupo musical de percussão contemporânea que utiliza pipas de vinho, cestos de vindima ou sacholas como instrumentos musicais, juntando-os à viola, guitarra, bandolim e gaita-de-foles.

O objetivo, segundo Bruno Navarro, é criar um “grande evento cultural de notoriedade nacional e internacional e que terá dois polos de implementação: Côa e o Douro”.

“Ambos os projetos estão muito voltados para a animação do território”, salientou Fernando Seara.

Os projetos resultam de duas candidaturas submetidas a fundos comunitários, no valor de cerca de meio milhão de euros, e serão desenvolvidos ao longo de 2021.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia