Museu do Caramulo inaugura exposição sobre cerâmica portuguesa de autor

O Museu do Caramulo inaugura no sábado uma exposição com cerca de 150 peças em torno da cerâmica portuguesa de autor do século XX, na qual estarão incluídas obras de Rafael Bordalo Pinheiro, Querubim Lapa, Júlio Resende ou António Quadros.

A exposição temporária, que estará patente até 05 de maio de 2024, dá palco àquela “que será a mais abrangente seleção de cerâmica de autor do século XX alguma vez apresentada em Portugal”, a partir da coleção Pedro Moura Carvalho, revelou hoje o Museu do Caramulo, no concelho de Tondela.

Segundo a nota de imprensa enviada à agência Lusa, a exposição tem como objetivo dar, pela primeira vez, uma visão geral da produção nacional, trazendo para a esfera pública o que ainda hoje permanece largamente desconhecido.

A grande maioria das peças nunca tinha sido exposta, estando incluídas na exposição obras de arte nova, arte déco e inspiradas em movimentos artísticos, como o surrealismo, brutalismo e o abstracionismo, nomeadamente o geométrico e o figurativo.

“Para além de núcleos inevitáveis, como os dedicados à chamada louça das Caldas, com exemplares de Rafael Bordalo Pinheiro e Costa Mota Sobrinho, e ao artesanato com peças de Rosa Ramalho e Mistério, inclui outros menos usuais, como o dedicado aos escultores, nomeadamente Diogo de Macedo e Teixeira Lopes, que também empregaram argilas para a realização de estudos e obras”.

Ceramistas como Jorge Barradas, Querubim Lapa, Manuela Madureira e Luís Ferreira da Silva estão na exposição, assim como obras de “alguns dos mais notáveis artistas plásticos nacionais”, como é o caso de Alice Jorge, António Quadros, Canto da Maya, Victor Palla, António Pedro, Francisco Relógio, Júlio Resende, Rogério Ribeiro e Jorge Vieira, salientou o Museu do Caramulo.

A exposição também se associa às comemorações dos 50 anos da morte do pintor Pablo Picasso, com um pequeno núcleo de peças “que revelam a contínua influência do genial criador em obras de períodos posteriores, já que o catalão revolucionou a história da arte também ao nível da cerâmica”.

Segundo o Museu do Caramulo, Pedro Moura Carvalho, que comissariou exposições em diferentes pontos do mundo, coleciona cerâmica e vidro português há mais de duas décadas, sendo autor do catálogo que acompanha a exposição.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal