Município de Viseu assegura transporte para vacinação

A Câmara de Viseu anunciou hoje que vai garantir o transporte de pessoas que sejam notificadas para receber a vacina contra a covid-19, em articulação com as Juntas de Freguesia.

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, justificou esta medida – que será implementada no âmbito do programa municipal Viseu Ajuda – com a dimensão do concelho (507 quilómetros quadrados), a existência de 25 freguesias e o facto de, nesta fase, as vacinas se destinarem sobretudo às pessoas mais idosas.

“Estamos a implementar este serviço de apoio que visa criar condições para o transporte daqueles que não o possam fazer por meios próprios”, frisou.

O processo de vacinação, que se inicia nos próximos dias, decorrerá no Pavilhão Multiusos e abrangerá grupos prioritários da população.

“Tendo em conta todas as condicionantes, de imediato percebemos que é fundamental assegurar o transporte a quem não tenha condições para o fazer”, referiu Almeida Henriques.

Segundo o autarca, serão usados os diferentes meios ao dispor da Câmara, “como veículos dos bombeiros e das IPSS (instituições particulares de solidariedade social), entre outros, sempre em articulação com as Juntas de Freguesia”.

Quem for notificado para receber a vacinação e necessitar de transporte se deslocar até ao Pavilhão Multiusos terá apenas de ligar para a linha Viseu Ajuda (800 210 098) ou pedir ajuda à Junta de Freguesia.

No Pavilhão Multiusos está também a segunda estrutura de retaguarda instalada pela autarquia para dar apoio ao hospital e às IPSS.

“O local foi escolhido pela sua centralidade, condições criadas e facilidade de estacionamento e transporte. A complexa operação começa com os utentes da USF (Unidade de Saúde Familiar) Lusitana, que regista um número considerável de utentes entre os grupos prioritários e de freguesias rurais”, informa a autarquia.

A vacinação nos lares de Viseu está ainda em curso, tendo sido “administradas 2.221 doses em 27 instituições”. Os casos em que existiam surtos ativos ficaram para uma fase posterior.

A autarquia avança que, a partir do dia 08 deste mês, deverá iniciar-se a próxima fase, com a administração da segunda dose da vacina nas 27 instituições.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu