Depois de Sicó/Alvaiázere, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Geopark Naturtejo e Vouga-Caramulo, o projeto Mapas Natureza continua a sua viagem pelas áreas naturais da Região Centro e chega esta semana à Serra do Açor com atividades abertas ao público entre os dias 10 e 12 de setembro, no município de Pampilhosa da Serra.
Desde julho e até outubro, o Mapas Natureza leva concertos, criação colaborativa, instalações, documentários, piqueniques, caminhadas performativas e atividades a Sicó/Alvaiázere, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Geopark Naturtejo, Vouga-Caramulo, Serras d’Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Gardunha. São mais de 50 artistas, da música às artes plásticas, a percorrerem dez destinos naturais portugueses num programa que propõe o encontro entre a natureza, as comunidades e as artes.
Dar eco a uma narrativa do real que, a partir da memória do indivíduo e da vida se guia pela arte, é esta a missão desta primeira edição do Mapas Natureza. Promovido pela Destinature, o programa completo poderá ser consultado em mapas-natureza.pt.
O Mapas Natureza é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro, e conta com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra.
PROGRAMAÇÃO MAPAS NATUREZA
10 a 12 de setembro, Serra do Açor
sexta-feira, 10 de setembro (Jardim da Praça do Regionalismo – Pampilhosa da Serra)
21h00 Pessoas-Mapas (Projeção de Documentários)
22h00 Catraia (Concerto)
sábado, 11 de setembro (Fajão)
16h00 Conversa
17h00 Edgar Costa (Instalação)
18h00 Labaq + Pedro Melo Alves (Co-criação)
domingo, 12 de setembro (Barragem de Santa Luzia)
10h30 Caminhar, Recolher e Contar (Caminhada)
12h00 Piquenique
12h30 Jogos do Helder
14h00 Brincar de Rua
Programa sujeito a alterações.
Evento gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima.