Maioria das freguesias de Tondela sem aplicação de glifosatos

A maioria das juntas e uniões de freguesia que compõem o concelho deixou de aplicar glifosatos, um herbicida que passou a ser substituído por soluções compatíveis com a legislação vigente. Esta medida vem sendo aplicada ao longo do corrente ano na área urbana da cidade, mas também em diversas juntas e uniões de freguesia.

Este esclarecimento foi dado pelo presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, durante a última reunião do executivo, que decorreu  no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, este vem sendo um processo evolutivo, em que todos os autarcas têm vindo a ser envolvidos, dentro das especificidades de cada freguesia, dando o seu contributo para uma gestão ambiental sustentada em práticas amigas do ambiente.

“Trata-se de uma temática em que quisemos envolver os senhores presidentes de Junta, até pelo respeito institucional e pelas questões decorrentes dos contratos de delegação de competências, que arrastam para a sua esfera a manutenção e limpeza de algumas vias do concelho, mas também porque todos nós devemos ser corresponsabilizados em matérias de ambiente”, acrescentou.

Nas restantes juntas e uniões de freguesia, apesar de a abolição da aplicação do glifosato não poder ser concretizada de forma imediata, é vista como sendo um objetivo a concretizar de forma gradual.

“Até que seja substituída, esclarece-se que esta aplicação é realizada com controle técnico, assegurado pelos serviços externos contratualizados pelo município. São ainda observadas preocupações com linhas de água e demais áreas e circunstâncias consideradas sensíveis”, acrescenta.

Este tema é uma matéria que não surgiu agora, por qualquer agenda mais mediática, mas que já é observada, desde há alguns anos, por muitas freguesias.

José António Jesus informou ainda que estando em análise o novo modelo de descentralização de competências, por força da legislação que deverá ser apreciada no quadro da descentralização, “esta matéria será equacionada/valorizada na dimensão do cofinanciamento do Município”.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal