Livro de Alexandre Parafita desvenda mistérios lendários de São João da Pesqueira

Os mistérios e as inquietações do sobrenatural que vão passando, de geração em geração, através de mitos e lendas do concelho de São João da Pesqueira motivaram a escrita de um livro, da autoria do escritor e etnólogo Alexandre Parafita.

Lançado esta semana pela editora Zéfiro, o livro “S. João da Pesqueira – Património Imaterial: linguagem, lendas e mitos” é o resultado de uma investigação realizada no âmbito do Centro de Estudos de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que Alexandre Parafita integra.

Segundo o escritor, as “memórias históricas e simbólicas, saberes ancestrais, marcas de religiosidade, narrações de batalhas entre mouros e cristãos” foram recolhidas e estudadas em viagens pelas aldeias do concelho de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.

Alexandre Parafita avançou à agência Lusa que, nesta obra, é possível encontrar “registos lendários de almas penadas que se manifestam ruidosamente no cemitério” ou de “um monge que salvou uma criança órfã de três meses amamentando-a pelos seus próprios mamilos”.

Há também referência à “mão do morto roubada no cemitério e usada como talismã pelos criminosos”, ao “demónio saltitão que deixou as garras gravadas nos penedos”, ao “lobisomem que em vez que cavalgar voava sobre o rio Douro percorrendo sete paróquias numa hora” e a “uma aldeia que mudou de lugar para fugir às invasões de gafanhotos e formigas”, acrescentou.

O escritor considerou ainda marcante “a história de Frei Baltasar da Piedade, que viveu em clausura do Convento de São João da Pesqueira até aos 112 anos e que, adoecendo com onze anos de idade, foi dado como morto e sepultado, tendo sido desenterrado vivo dias depois, apenas apresentando fraturas de uma perna e costela provocadas pela enxada do coveiro”.

Entre as muitas narrações, é ainda contado “o segredo da ascendência moura dos Távoras, assim como a saga do temerário Conde de São João que aterrorizou as populações raianas da Galiza”, e também “a lenda de Dona Antónia (a Ferreirinha) que se salvou do naufrágio no Cachão da Valeira graças à saia de balão que usava, e que viu afundar-se o Barão de Forrester devido ao peso de um cinto que levava cheio de moedas de ouro”.

Alexandre Parafita disse à Lusa que se mantém empenhado “em desenvolver trabalhos na área do património imaterial do Douro”, por considerar que esta é uma lacuna que ainda existe na região.

“A Comunidade Intermunicipal do Douro, que é composta por 19 concelhos, tem inscrita no seu plano estratégico a promoção, inventariação e divulgação do património imaterial do Douro como elemento fundamental de promoção e valorização da identidade e espírito duriense, pelo que é de esperar que haja uma vontade efetiva para estimular este género de trabalhos”, frisou.

A obra “S. João da Pesqueira – Património Imaterial: linguagem, lendas e mitos” segue-se a outros estudos que Alexandre Parafita tem realizado na região do Douro e do qual já resultaram três volumes do “Património Imaterial do Douro – narrações orais”, dedicados aos concelhos de Tabuaço, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Vila Real e Sabrosa.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal