Linha da Beira Alta deverá reabrir a 12 de novembro – Infraestruturas de Portugal

A Linha da Beira Alta, que se encontra encerrada enquanto decorrem obras de modernização, deverá reabrir no dia 12 de novembro, anunciou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.

“Estamos a fazer um esforço imenso em termos das nossas equipas e das equipas das quatro empreitadas que estão a correr. Estamos, de facto, comprometidos em reabrir a linha no dia 12 de novembro”, afirmou o responsável, no final de uma visita a um troço da obra entre Mangualde e Celorico da Beira.

Segundo Carlos Fernandes, “alguns trabalhos continuarão depois dessa data, mas o principal ficará feito e a expectativa é de que os comboios possam começar a circular a partir dessa data”.

O vice-presidente da IP frisou que se trata de “uma das maiores obras em curso em Portugal”, que representa “um investimento de praticamente 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020”.

“Vamos renovar integralmente esta infraestrutura, construir instalações para comboios de mercadorias, suprimir todas as passagens de nível que ainda existem nesta linha e criar uma ligação da Linha da Beira Alta à Linha do Norte, permitindo que haja serviços diretamente do Porto para a Linha da Beira Alta”, explicou.

Carlos Fernandes falava no local onde vai surgir uma das grandes variantes da Linha da Beira Alta, após uma visita do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

“Vamos construir 16 quilómetros de novas variantes na Linha da Beira Alta. Vamos, com isso, poupar 25 a 30 minutos do tempo do percurso atual e vamos harmonizar a velocidade de circulação nesta linha para cerca de 120 quilómetros por hora”, referiu.

O responsável sublinhou que a modernização da Linha da Beira Alta é “uma das grandes obras numa das linhas mais importantes do país”, que “liga a Espanha e à Europa” e está “muito vocacionada para a área das mercadorias”.

João Galamba deixou a garantia ao presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, de que serão desenvolvidos todos os esforços para que a linha reabra no dia 12 de novembro.

“É o prazo que está contratualizado e, neste momento, não temos informações de que esse prazo seja violado. Estamos muito empenhados no sucesso desta obra”, garantiu.

Marco Almeida considerou que esta obra vai aproximar o território “da Europa, dos mercados mais competitivos”, tendo, por isso, “grande significado não só para o país, mas especialmente para esta região”.

“No final, vamos estar mais competitivos e mais capacitados para enfrentar os novos desafios”, acrescentou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal