Helicóptero do INEM posicionado em Viseu relocalizado para base temporária de Loures

O helicóptero de emergência médica do INEM posicionado no Aeródromo Municipal de Viseu vai passar a operar temporariamente a partir de quinta-feira no Heliporto de Salemas, em Loures, indicou hoje aquele organismo.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou que o helicóptero atualmente posicionado no Aeródromo Municipal de Viseu, e que anteriormente estava em Santa Comba Dão, vai deixar de operar a partir desta localização a partir de quinta-feira, sendo relocalizado temporariamente no heliporto de Salemas, em Loures, de forma a manter a operacionalidade deste meio aéreo e “sempre no cumprimento estrito de todos os requisitos e normas aplicáveis à operação aeronáutica”.

Segundo o INEM, o helicóptero vai operar a partir de Salemas até que seja implementada uma solução definitiva que permita a certificação do Heliporto de Santa Comba Dão como base permanente.

O Instituto Nacional de Emergência Médica avança que esta solução encontra-se a ser trabalhada entre as entidades responsáveis, tendo sido garantido ao INEM que a criação das condições necessárias para a certificação do heliporto irá acontecer num curto espaço de tempo.

O INEM explica que, em outubro de 2019, “a Babcock (empresa responsável pela gestão da operação, aeronavegabilidade permanente e manutenção do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica), informou o Instituto, após notificação da Autoridade Nacional de Aviação Civil, que o helicóptero sediado no heliporto de Santa Comba Dão teria de suspender imediatamente a sua atividade nesta infraestrutura, uma vez que a mesma não estava certificada como base permanente para emergência médica”.

Na sequência dessa informação, o INEM viu-se na necessidade de tomar medidas imediatas para garantir as melhores condições para o cumprimento da atividade, tendo sido possível transferir este helicóptero para o Aeródromo Municipal de Viseu nesse mesmo dia, mas a solução encontrada era limitada no tempo.

“A saída do helicóptero de Santa Comba Dão não resultou de uma decisão do INEM”, frisa ainda o comunicado.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
2
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
3
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
4
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025

Artigos relacionados

animais caes
blurred light abstract nightlife
Viseu_Marca
São-Pedro-do-Sul_Rio-Vouga1_PT
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025