Gastronomia e música marcam hoje a abertura do Zigurfest em Lamego

Uma oficina gastronómica do cozinheiro Bruno Senra e um concerto da dupla portuguesa Amuleto Apotropaico abrem hoje o festival de música e arte Zigurfest, em Lamego.

O festival, que habitualmente acontece em agosto, foi antecipado para esta semana, com a 12.ª edição a começar na Associação Cultural e Recreativa de Penude de Baixo, no município de Lamego, com Bruno Senra, cozinheiro que vai dar uma oficina de culinária regional “tendo a sustentabilidade e o combate ao desperdício como mote”.

À noite atuam os músicos Francisco Oliveira e António Feiteira, que compõem os Amuleto Apotropaico, para guitarra elétrica, bateria e improvisação, e que estão a preparar o álbum de estreia.

Na página oficial, a direção do Zigurfest explica que o festival foi repensado para o colocar “ao serviço de quem o fez sobreviver ao longo destes anos: o público e os artistas”, sendo aquela associação de Penude de Baixo um exemplo de encontro comunitário focado na população.

O festival vai decorrer até sábado e nestes três dias, sempre de entrada gratuita, haverá ainda atuações de Puçanga e Ana Silva, as artistas residentes convidadas deste ano, que trabalharam com a população local, e também dos projetos Máquina, Hetta e Gesso, entre outros nomes do cartaz.

Além da associação cultural de Penude de Baixo, o Zigurfest estará no Teatro Ribeiro Conceição, na Rua da Olaria, no Museu de Lamego, na Casa do Artista e no Parque Biológico.

Sobre a antecipação do festival para o final de julho, o diretor musical do ZigurFest, António Matos Silva, justificou que a mudança “acontece perante uma situação particularmente desafiante para o panorama artístico nacional, em que muitas estruturas”, como a organização do festival, “estão a enfrentar cortes significativos na sua dotação financeira”.

Toda a programação e horários estão em www.zigurfest.com.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal