A CDU candidata à Câmara de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, a gestora Carolina Schut, que defende uma maior aposta na criação de condições para os jovens se fixarem no concelho.
“Temos jovens que queriam fixar-se aqui e pegaram no seu dinheiro e foram investir noutro lado. É preciso dar-lhes condições em vez de direcionar o concelho apenas para uma vertente turística, que foi o que foi feito nos últimos anos”, disse à agência Lusa a candidata.
Carolina Schut, de 44 anos, é gestora financeira de uma empresa e reside em Vila Nova de Paiva, tendo sido cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Sátão, nas autárquicas de 2017.
A militante do PCP considera que é necessário que o município ajude nos loteamentos do parque industrial e preços mais baixos para atrair investimento, considerando que essas medidas têm de ser complementadas por um reforço “da rede de cuidados às crianças” e também dos serviços de saúde.
“Há crianças com três anos que são colocadas no pré-escolar. É preciso que o município abra mais turmas nas creches”, frisou.
Mais e melhores empregos e condições para os filhos crescerem no concelho são fundamentais para assegurar a fixação de pessoas, reforçou.
“Há jovens que teriam muito gosto em ficar em Vila Nova, porque é um concelho muito agradável, com uma natureza fantástica, mas falta dinamização”, notou.
Para Carolina Schut, os problemas do concelho “arrastam-se há muito tempo” e não vê “no poder político instalado uma forma de isso se alterar”.
“Passa-se mais um mandato e fica tudo na mesma”, acrescentou.
Outra prioridade para a candidatura da CDU passa por resolver os “problemas urgentes” relacionados com a distribuição e abastecimento de água no concelho, referiu.
“Temos o rio menos poluído da Europa, mas chega a altura do verão – este ano nem tanto – em que temos menos água, cortes de água durante horas e quando temos, a água vem suja, com terra, e causa problemas nos eletrodomésticos. Nós não podemos consumir a água da torneira”, salientou.
A candidata defende investimentos na melhoria da própria rede, assim como a criação de novas captações de água, por forma a resolver o problema.
Vila Nova de Paiva, concelho a nordeste de Viseu, situado a mais de 30 quilómetros da capital de distrito, tem uma Câmara constituída por cinco elementos no executivo, três do PS e dois da coligação PSD/CDS-PP.