A Escola Municipal de Teatro de Sátão, no distrito de Viseu, estreia em 19 de maio, no cineteatro municipal a peça infanto-juvenil “A História da égua branca”, construída a partir da obra de Eugénio de Andrade.
O escritor e poeta nasceu em 19 de janeiro de 1923, no Fundão, distrito de Castelo Branco, e a Escola Municipal de Teatro de Sátão, refere uma nota de imprensa, para “assinalar o seu centenário adaptou para teatro este conto” infantojuvenil.
“Uma mãe, três filhas, ou talvez muitas, e uma égua branca. Quando a mãe envelhece deseja legar a égua em testamento a uma das suas três filhas, não sabendo, porém, qual delas será mais merecedora desse tesouro que é por todas elas cobiçado”, descreve o documento.
Neste sentido, continua o documento, para decidir coloca “as três à prova, entregando aos cuidados temporários de cada uma delas a preciosa égua branca” o que provoca “três episódios recheados de ação, terminando com um desfecho inesperado, que transmite uma lição de moral, combinando o lúdico com o educativo”.