Equilibrar as assimetrias de Oliveira de Frades é objetivo do candidato da CDU

A CDU candidata a Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, o geógrafo Miguel Martins, que elege como principal bandeira o combate às assimetrias entre a sede do concelho e as freguesias periféricas.

“Na CDU, pretendemos atenuar a assimetria que existe entre a sede de concelho e as freguesias periféricas. É um concelho a duas velocidades, em que há a concentração de serviços na sede”, afirmou à agência Lusa o cabeça de lista.

Miguel Martins, de 42 anos, é geógrafo, membro da Assembleia de Freguesia de Pinheiro e membro da direção nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.

“Fruto de políticas locais mas também nacionais, assistimos ao encerramento de muitos serviços públicos, como escolas e extensões de saúde, e o que verificamos é que os serviços das freguesias, sobretudo as mais periféricas, têm vindo a definhar. É preciso equilibrar a assimetria do concelho”, apontou.

A segunda prioridade da sua lista passa por responder à falta de transportes públicos de um “concelho com cerca de dez mil pessoas, em que mais de 3.000 residem na sede do concelho e o resto da população não tem praticamente transporte, sobretudo após o período letivo”, criticou.

“Queremos inverter essa tendência de redução de oferta de carreiras e extinção de carreiras”, defendeu.

Na área do ambiente, Miguel Martins realça a necessidade da extensão da rede de saneamento.

“Estamos a falar de um concelho com indústria, mas que tem um saneamento do século passado. Cerca de 30% está coberto pela rede. É das piores coberturas do país e o tratamento dos efluentes é inexistente”, disse.

Miguel Martins frisou que as estações de tratamento de águas residuais (ETAR) não funcionam.

“Para além de expandir a rede de saneamento, é preciso construir pequenas ETAR pelas freguesias e uma grande ETAR para tratar os efluentes da sede do concelho e da zona industrial”, apontou.

O candidato da CDU elegeu ainda como outra prioridade da sua campanha uma “recuperação agrícola e florestal” do concelho, que considera que não aconteceu após os incêndios de 2017, assistindo-se ao crescimento e proliferação “de espécies exóticas como as acácias ou eucaliptos que despontam naturalmente”.

Em 2017, a CDU esteve “a 20 votos” de eleger um deputado municipal, sendo esse o grande objetivo para estas autárquicas, apontou, realçando que a coligação tem já vários eleitos em assembleias de freguesia do município.

Às eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro, também se apresenta o atual presidente da Câmara de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira (Nós, Cidadãos!), Porfírio Carvalho (PS) e João Valério (PSD/CDS-PP).

Dos cinco mandatos, em 2017, foram eleitos três pelo grupo independente Nós Cidadãos, liderado pelo presidente, Paulo Ferreira, com 46,96% dos votos, e dois da oposição do PSD/CDS-PP, com 40,51%.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal