Ecopista do Vouga em Águeda vai aproveitar linha ferroviária abandonada

A Câmara de Águeda abriu concurso público para a construção da “Ecopista do Vouga”, que aproveita parte do traçado da linha férrea desativada entre Sernada do Vouga e Foz, da Linha do Vouga.

Em comunicado, a autarquia de Águeda esclarece que a empreitada vai ser desenvolvida nos termos de um acordo celebrado com a câmara de Albergaria-a-Velha e fará a ligação ciclável e pedestre entre os dois concelhos e o de Sever do Vouga.

O troço que agora vai ser construído vai aproveitar “algum do traçado existente da antiga linha férrea, desativada entre Sernada do Vouga e Viseu, que se encontra em terra batida e brita”.

Com o preço base de 158.866,83 euros, o concurso indica um prazo de execução de 120 dias, sendo a obra cofinanciada pelo Turismo de Portugal, I.P., através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, a uma taxa de 70% sobre o custo elegível aprovado na candidatura, que é de 151.368,33 euros.

A empreitada tem a extensão de 4.628 metros, dos quais 900 metros se situam em Albergaria-a-Velha, ligando os concelhos de Albergaria-a-Velha e Águeda ao troço da Ecopista do Vouga já executado no concelho de Sever do Vouga.

Segundo os termos acordados, ao município de Albergaria-a-Velha caberá as despesas inerentes à execução dos trabalhos não cofinanciados na extensão de 900 metros lineares da ecopista situados na área daquele concelho.

“Esta empreitada tem uma grande relevância em termos turísticos, ambientais, históricos e económicos e valoriza Águeda e a região”, sublinhou Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que o projeto vai unir a Ecopista do Vouga à Ecopista do Dão.

Segundo referiu, quando a obra estiver concluída, permitirá ir de bicicleta de Sernada do Vouga a Santa Comba Dão, ligando os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal