Dançando com a Diferença de Viseu estreia vídeo-dança nas redes sociais

O grupo residente no Teatro Viriato Dançando com a Diferença estreia hoje, quarta-feira, nas redes sociais, o espetáculo “Pandemónio”, um vídeo de dança inclusiva que resulta de um trabalho desenvolvido com alunos do secundário.

“Pandemónio” assinala a conclusão de um processo de trabalho regular na área artística da dança inclusiva que acontecia desde o início do ano letivo – setembro de 2019 – em contexto de sala de aula e que estava previsto ser apresentado publicamente em junho de 2020, diz o Teatro Viriato.

A estreia do espetáculo está agendada para quarta-feira, às 18:00, no subpalco do Teatro Viriato (youtube), assim como nas redes sociais do Dançando com a Diferença e da Escola Secundária de Viriato, que participou no projeto.

Uma iniciativa do Dançando com a Diferença de Viseu, que tem a direção artística de Henrique Amoedo, residente do Teatro Viriato, e a coordenação de Ricardo Meireles em estreita articulação com as professoras Leonor Quintal e Paula Soares, da Escola Secundária de Viriato.

No período de confinamento, os responsáveis do projeto redirecionaram as atividades desenvolvidas para o espaço virtual, permitindo desta forma “manter uma relação com os alunos e cumprir o objetivo traçado inicialmente”.

“Esta via [online] terá de ser sempre vista com uma solução de recurso, isto porque, quando se trata de inclusão, o toque, a presença e a proximidade entre as pessoas são as derradeiras formas de comunicação e os pilares daquilo que chamamos e conhecemos por dança inclusiva”, defende o coordenador do projeto, Ricardo Meireles.

Assim, esclarece o documento, ao longo das últimas semanas foram realizadas reuniões semanais que permitiram lançar propostas de movimento que, posteriormente, foram desenvolvidas pelos alunos e filmadas com os recursos tecnológicos disponíveis pelos próprios.

“Ainda que se tenham revelado algumas dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos e as consequentes barreiras à inclusão e participação, estas foram encaradas como um fator central do trabalho a desenvolver em prol da inclusão”, lê-se.

“Pandemónio” conta com a interpretação de António Flores, Francisco Borges, Ismael S., Leonor Quintal, Lurdes Ferreira, Paula Soares, Ricardo Meireles, Rouxinol, Rodrigo Pinho e Tatyx, e ainda com música original de Alex Amarelo – Vento e edição de vídeo de Filipe Ferraz.

Segundo o documento, os intérpretes “apresentam de forma surpreendentemente incisiva e pura um retrato caleidoscópio dos alucinantes ‘tempos modernos’ que se têm vivido” na pandemia da covid-19.

“Neste vídeo-dança procurou-se levar a cabo uma dupla operação de resgate: o resgate das memórias dos simples prazeres da vida mundana numa já tão distante ‘era pré-pandémica’, mas, principalmente, o resgate dos afetos e das relações sociais do espaço familiar, escolar ou público que permita continuar a usufruir do encontro”.

Este projeto é uma criação coletiva que nasce da parceria entre o Dançando com a Diferença – Viseu e a Escola Secundária de Viriato que, desde 2016, permite aos alunos desta escola desenvolverem competências na área artística da dança inclusiva, mas também uma permanente atualização do discurso relativo à pessoa com deficiência no âmbito escolar.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia