Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões realizou a sessão pública de assinatura do contrato, no âmbito da candidatura apresentada ao Programa Valorizar

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões realizou a sessão pública de assinatura do contrato, no âmbito da candidatura apresentada ao Programa Valorizar, do projeto MEG Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga.
O evento, realizado no Parque Urbano de Tondela, na tarde de sexta-feira (31 de julho), além do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, contou com as intervenções da Exma. Sec. de Estado do Turismo, Rita Marques e do Exmo. Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado.
Numa parceria, entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e o Município de Sever do Vouga, contando com o apoio do Turismo de Portugal, num valor de 300.000,00€, este projeto propõe-se desenvolver uma nova oferta turística regional partindo de um dos valores endógenos mais emblemáticos de Viseu Dão Lafões: os monumentos megalíticos.
Esta rota, que conta com um total dos vinte e seis dólmens, treze dos quais Monumentos Classificados, terá início em Viseu permitindo assim estruturar um percurso circular que irá funcionar em articulação com outras rotas já existentes.
Estando, ainda, prevista a colocação de sinalética informativa e direcional, a edição de um roadbook em quatro idiomas, a edição de um desdobrável; um filme documentário e um teaser, a produção de infopoints a colocar nas sedes de concelho por onde a rota passa; a criação de um pequeno Centro Interpretativo sobre a Rota na Escola de Carvalhal de Vermilhas, em plena Serra do Caramulo; a criação de uma APP de realidade aumentada e uma plataforma web (site).
Nas palavras do presidente da CIM Viseu Dão Lafões “Efetivamente, Viseu Dão Lafões concentra o maior conjunto do mundo de dólmens com pinturas. Na medida em que o património megalítico começa a ganhar importância como produto turístico, a aprovação, pelo Turismo de Portugal, da Rota do Megalitismo da região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, inscreve-se como fator decisivo na confirmação de toda esta região como destino turístico de excelência.”
 
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal