Centro Escolar de Campo de Besteiros vence Campeonato Concelhio de Xadrez

478

Rodrigo dos Santos Ferreira, do Centro Escolar de Campo de Besteiros, é o grande vencedor do Campeonato Concelhio de Xadrez. O aluno de 9 anos de idade frequenta o 4º ano e sagrou-se campeão na final que decorreu a 20 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Tondela.

Este projeto piloto, que pretende colocar crianças de 8 e 9 anos a jogar Xadrez nas escolas, surgiu pela mão do Município de Tondela numa ação estratégica, concertada com os Agrupamentos de Escolas de Tondela e apoiada pela CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Educativo do atual quadro comunitário Portugal 2020.

O xadrez foi introduzido nas escolas ao longo de todo o primeiro período, como forma de aumentar o nível de concentração e com isso incrementar a taxa de sucesso educativo. Os resultados não podiam ser mais promissores.

O Município de Tondela conta com o apoio de dois técnicos que estão no terreno, a tempo inteiro, a desenvolver o programa de xadrez para um total de mais de 350 alunos, de todas as 23 turmas dos 3º e 4º anos do concelho de Tondela. Paralelamente, estes técnicos promovem ainda clubes de xadrez, num contexto onde a educação não formal contribui de forma preponderante para o sucesso dos alunos participantes.

Para o segundo período estes mesmos alunos irão deixar o xadrez para se dedicarem a estudar robótica. No entanto, o trabalho do 1º período, desenvolvido em torno do xadrez, só viria a terminar com este campeonato que inicialmente estava previsto acontecer a 20 e 27 de fevereiro, mas acabou por decorrer todo no primeiro dia.

Relativamente ao restante pódio, em segundo lugar ficou o aluno Daniel Gonçalves Coimbra, também de 9 anos e a frequentar o 4º ano da Escola Básica de Tonda; e no terceiro lugar o aluno Vasco Costa Cardoso, que frequenta o 4ºC no Centro Escolar de Tondela. Estes alunos receberam o respetivo troféu, bem como um tabuleiro de xadrez para poderem continuar a jogar em casa.

De salientar que foi ainda atribuído um prémio de mérito ao aluno Tomás Duarte Pereira, a frequentar o 4º ano da Escola Básica de São João do Monte, não só por ter conseguido alcançar o 4º lugar, mas também e em especial pela sua excelente conduta e fair play ao longo de todo o campeonato.

No total, o campeonato contou com pelo menos um aluno apurado em cada escola, tendo todos eles recebido uma medalha de participação.