Catalisador de Inovação do Centro é “boa inspiração” para outras regiões – Governo

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou hoje o projeto Catalisador Regional de Inovação do Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)do Centro, uma “boa inspiração” para ser implementado noutras regiões.

Trata-se de uma “boa inspiração para que outras regiões o possam também implementar”, afirmou a governante, à margem da assinatura do protocolo de cooperação de constituição do CR Inove – Catalisador Regional de Inovação do Centro para a sub-região de Coimbra.

Ana Abrunhosa lembrou o papel que, recentemente, as CCDR adquiriram, passando a ter competências, designadamente na área da agricultura, floresta, cultura e educação e ainda recordou a importância acrescida que têm agora em termos de planeamento e desenvolvimento regional.

Na sua intervenção, a ministra salientou ainda que é necessário criar incentivos para combater o problema da perda de população no país.

“Mesmo que tentemos criar incentivos à natalidade eles fazem-se sentir a longo prazo, portanto, a ideia aqui é tornar as empresas mais produtivas, mais competitivas e também tornar os nossos territórios mais atrativos para migrantes qualificados […] Este projeto permite isso tudo”, sustentou.

O CR Inove é composto por uma rede de entidades do Sistema Regional de Inovação e pretende promover um “processo estruturado de cooperação e partilha de informação” entre as Comunidades Intermunicipais, as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico e as Associações Empresariais da Região Centro.

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o objetivo é “mobilizar os agentes, potenciar os recursos e competências existentes no domínio da inovação e melhorar a interação dos produtores de conhecimento e tecnologia com os seus potenciais utilizadores – empresas, entidades da administração pública e do terceiro setor”.

A iniciativa assenta numa lógica de partilha de recursos e reforço e complemento das iniciativas existentes na região Centro.

A rede permite que “todos, em parceria”, participem da análise dos problemas e que em conjunto “criem instrumentos e as medidas mais adequadas para resolver os diferentes problemas”. As CCDR têm a gestão dos fundos comunitários e, portanto, podem, “ao desenhar essas medidas e esses instrumentos, canalizar melhor, de forma mais eficaz, os fundos europeus”, insistiu a ministra da Coesão Territorial.

De acordo com a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, com esta sessão ficou concluído o “processo de criação do CR Inove na região Centro, que resulta da constituição de oito parcerias sub-regionais (Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Oeste, Pinhal Interior e Viseu Dão Lafões), tendo mobilizado 59 entidades regionais (oito comunidades intermunicipais, três universidades, seis institutos politécnicos, 24 centros de valorização de tecnologia e 18 associações empresariais).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal