Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes

O diretor artístico do Centro Cultural de Carregal do Sal anunciou hoje a programação para este ano, que tem no teatro a principal área e em Aristides de Sousa Mendes a inspiração para as atividades.

“Este ano a programação é toda em torno de Aristides de Sousa Mendes, não só porque vai ser inaugurado o museu, em julho, e haverá grandes espetáculos nesse dia e, como aqui, no Centro Cultural, as atividades vão ser em torno dele”, disse António Leal.

O novo diretor artístico e programador do Centro Cultural de Carregal do Sal (CCCS) falava hoje aos jornalistas durante a apresentação da agenda da Centro que, pela primeira vez, recebeu apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) – um total de 400.000 euros em quatro anos.

Além deste apoio, a Câmara Municipal de Carregal do Sal financia o Centro, por ano, com 100.000 euros, porque, justificou o presidente, “a cultura é um dos elementos fundamentais para a qualidade de vida que os cidadãos devem ter”.

Para o autarca, Paulo Catalino Ferraz, com esta programação regular, “Carregal do Sal tem maior qualidade e maior diversidade cultural o que faz com que as pessoas não se desloquem a outras cidades e atrai novos públicos”.

“Não há qualidade de vida sem cultura e, por isso, também pretendemos o envolvimento das associações e de todas as instituições do concelho, como por exemplo o novo Museu de Aristides de Sousa Mendes”, sustentou o presidente da Câmara.

Para o dia da inauguração do Museu, 29 de julho, aniversário do diplomata, já está agendado, adiantou Paulo Catalino Ferraz, “um grande concerto da Orquestra Clássica do Centro, com o coro misto da Universidade de Coimbra e o musical da Contracanto ‘Aristides’”.

“Este ano, a programação tem em Aristides de Sousa Mendes o grande foco e, para o ano, a figura homenageada será [a cantora falecida em abril de 2019] Dina”, adiantou.

“Todas as atividades” a realizar em 2024 “terão um toque a Aristides de Sousa Mendes, porque é uma forma de o dar a conhecer, de o lembrar e de o homenagear”, sustentou Paulo Catalino Ferraz.

António Leal esclareceu que a programação anual terá “na base o teatro, mas a música, a dança, o cruzamento disciplinar, circo/música, oficinas criativas, ações de mediação com o público e residências artísticas e coproduções farão, igualmente, parte da agenda cultural” deste ano.

“Vamos ter oficinas, por exemplo, com a Palmilha Dentada, que fará, com a nossa coletividade, o NACO [Núcleo de Animação Cultural de Oliveirinha]”, cujo tema é Aristides de Sousa Mendes – fará outra sob “O 25 de Abril nunca existiu”, anunciou.

O diretor artístico do Centro Cultural de Carregal do sal (distrito de Viseu) indicou que toda a programação assenta em quatro eixos, dois deles vão acompanhar os quatro anos de apoio da DGArtes (“Pontes humanas” e “Raízes criativas”). Os outros dois são anuais (“Abril em festa” e “Mulheres em cena”).

“Nos 10 meses que faltam vamos ter 59 atividades artísticas e a juntar a isso vamos ter também sessões de cinema comercial, mas também, uma vez por mês, uma sessão de cinema de autor que designamos de Cine Paraíso e conta com a programação de Frederico Corado.

Em março é também possível assistir a “Mãe e Noite”, da companhia viseense Mochos no Telhado, e para o segundo trimestre está programada “muita música e muita festa” à volta de Abril e do Dia da Liberdade.

“Era o Dia de Cantar”, da Contracanto, estreia em 19 de abril e está em cena até 25, dia em que também estará, à tarde, em Tábua (distrito de Coimbra) – voltando à noite a Carregal do Sal.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia