Câmara de Viseu pede empréstimo de 8,4 ME para 20 obras em dois anos

A Câmara Municipal de Viseu vai recorrer a um empréstimo a médio e longo prazo de 8,4 milhões de euros (ME) para concretizar nos próximos dois anos 20 obras no concelho, anunciou hoje o presidente após uma reunião de executivo.

“Aprovámos uma contração de um financiamento a médio, longo, prazo de 8,4 milhões de euros que tem como objetivo financiar 20 obras estruturantes que irão avançar em 2020 e que serão concretizadas entre 2020 e 2021”, anunciou António Almeida Henriques.

Em conferência de imprensa após a primeira reunião, deste ano, do executivo municipal, o autarca explicou que as obras em causa são “no domínio das acessibilidades, água e saneamento, reabilitação de bairros habitacionais, do desporto e, ao mesmo tempo, modernização administrativa”, neste caso, naquilo que diz respeito ao arquivo distrital.

“Mais de 25% deste valor será aplicado em águas e saneamento, porque não há aberturas de candidaturas no âmbito dos fundos comunitários (…). Portanto, uma forte fatia deste empréstimo visa resolver problemas de água e saneamento e a outra forte fatia dirige-se ao programa ‘eu gosto do meu bairro’, que é ambicioso e que, neste momento, tem três obras em fase de avanço e que serão financiadas desta forma”, explicou.

Da lista de obras apresentada por Almeida Henriques estão também a requalificação e construção de duas rotundas de acesso à cidade, requalificação de estradas municipais, “nomeadamente na zona norte do concelho”, assim como os acessos ao Estádio Municipal do Fontelo, dentro da própria mata e a relva do campo de futebol e a sua pista tartan”.

Segundo Almeida Henriques, este empréstimo “só é possível, porque o município de Viseu reduziu, nos últimos seis anos, o seu endividamento de 22,2 ME para 10,4 ME, ou seja, houve uma redução de quase 11 ME” no endividamento e “também porque a Câmara não chegou a usar um empréstimo de 10 ME que foi aprovado há três anos”.

“Tínhamos duas opções: ou trazíamos à reunião de Câmara uma prorrogação desse empréstimo de 10 ME ou, então, – e porque achámos que do ponto de vista da transparência fazia mais sentido – deixava-se cair esse empréstimo e solicitava-se um novo. Este empréstimo só é possível porque estamos com uma capacidade de endividamento de 17 ME”, justificou.

Um empréstimo que a oposição socialista – composta por três vereadores, contra os seis do executivo social-democrata – “votou contra, porque o endividamento bancário passa, em números redondos, dos atuais 11 ME para 20 ME”, alertou o vereador Cristóvão Francisco.

“Não somos contra a execução das obras, de todo, somos é contra a forma como está previsto o seu financiamento. No empréstimo está previsto um prazo de pagamento a 20 anos, mas tem um período de carência de dois anos, ou seja, só em 2022 ou 2023 é que, eventualmente, se começará a pagar o empréstimo. É como dizer-se: quem cá ficar que o pague”, considerou.

Em declarações aos jornalistas, após a conferência de imprensa do autarca, o vereador Cristóvão Francisco entendeu que “as prioridades deste executivo não são as infraestruturas, porque havia um conjunto de outros investimentos que deviam ser feitos, mas ficam para trás por festas e festinhas, como é usual agora dizer-se”.

“O dinheiro não é elástico, ele não estica, ou seja, quando se investe tanto em marketing territorial e noutra componente lúdica, obviamente que depois o dinheiro faltará para infraestruturas básicas no concelho”, defendeu.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia