Câmara de Viseu aprova atualização de projeto de execução do Centro de Artes

A Câmara de Viseu aprovou hoje a atualização do projeto do Centro de Artes e Espetáculos, que teve origem em 2010.

“Se eu tivesse mais tempo, da outra vez, tinha começado o Centro de Artes, mas não foi possível, porque faltava pouco menos de um ano para eu acabar o mandato e então deixei tudo pronto, com a aquisição dos terrenos, para um dia avançar”, justificou o presidente da Câmara.

Agora, e tendo em conta que “o projeto original é de 2010, é preciso trabalhá-lo, atualizá-lo e adaptá-lo” à atualidade.

“Isto vai ter um custo de pouco mais de 600 mil euros, mas este projeto se fosse mandado fazer agora seguramente seria muito mais caro, mas temos uma versão original que serve de modelo à atualização”.

O autarca social-democrata também afirmou que o projeto vai avançar, mesmo sem que haja algum tipo de financiamento”, apesar de ter reconhecido que, com a mudança de Governo, para o PSD, está “a pensar que haja financiamento”.

“Também vou à procura dele, noutras circunstâncias tinha mais dificuldade, mas seja quem for o ministro da Cultura tem de me dizer porque é que não tenho dinheiro para aqui. Mais, vou perguntar se também não é aplicável aqui algum PRR” (Plano de Recuperação e Resiliência), assumiu.

O centro de artes será construído junto à rotunda cibernética, na zona da avenida da Europa, onde se situa o Tribunal de Viseu, e terá 1.500 lugares, metade dos quais num auditório ao ar livre.

Durante a campanha para as eleições autárquicas de 2021, Fernando Ruas – que já tinha sido presidente da Câmara entre 1989 e 2013 – prometeu retomar o projeto do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu, que tinha projetado desde 2010.

Fernando Ruas frisou que o centro de artes “vai preencher uma lacuna”, lembrando que Viseu tem renunciado a acolher “espetáculos de maior exigência” para os quais nem o Teatro Viriato, nem o pavilhão multiúsos, reúnem condições.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
1 (8)
Manhãs no Parque
2
3da81ca4-60cb-408e-b7b9-adb173f9db97
I Caminhada Solidária New-Lar reuniu mais de 300 participantesem prol dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros
3
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
4
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV

Artigos relacionados

Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
alliance games
unnamed
Camino Iniciatico Brasil 02
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
1 (8)
Manhãs no Parque
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
alliance games
Alliance Games em Viseu
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025