Câmara de Mangualde investe mais de 1 ME em requalificação de piscina

O presidente da Câmara de Mangualde disse à agência Lusa que estão a ser investidos “mais de um milhão de euros” (1 ME) na requalificação da piscina municipal coberta, que está fechada por motivos de segurança.

Trata-se de uma piscina interior, um equipamento com mais de 30 anos que se encontrava obsoleto, estava fechada há uns meses por situações graves que detetámos, até de segurança e, como tal, vamos requalificar”, afirmou Marco Almeida.

O presidente acrescentou à agência Lusa que “o valor superior a 1 ME é totalmente suportado pelo município”, mas que era “fundamental, até tendo em conta a utilização recreativa e desportiva e é essencial dar resposta aos imensos utentes diários”.

“Segundo os nossos técnicos, a qualquer momento aquilo podia colapsar. Havia um risco de segurança, não das pessoas, mas dos equipamentos, das infraestruturas e nós aproveitámos para fazer uma grande reabilitação”, adiantou.

A requalificação contempla “obras para dar resposta a eventos desportivos”, mas também, “e muito importante, a requalificação vai acabar com uma série de perdas de água e energéticas existentes”, referiu Marco Almeida.

“Vamos implementar soluções construtivas e equipamentos que promovam a melhoria da eficiência energética, bem como a eficiência na exploração e redução do consumo de água do edifício”, detalhou.

Segundo explicou, o equipamento provocava “alguns custos energéticos brutais, com perdas de água muito significativas”, e havia ainda “problemas na separação dos tanques de água que mereciam intervenção de fundo”.

O autarca espera, dentro de, “sensivelmente, um ano, prazo para o término da obra, ter um equipamento mais sustentável, com materiais de isolamento térmico e com utilização de fontes de energia que ajudem a reduzir os consumos”.

A título de exemplo, o presidente de Mangualde disse que “a Câmara, só em gás, estava a gastar cerca de 250 mil euros ao ano”, mas ainda assim assumiu que “reduzir os custos não foi o principal fator para a requalificação, mas sim a segurança”.

“O equipamento estava encerrado há meses, porque tínhamos problemas estruturais de fundo que não nos davam a garantia de darmos uma resposta aos utentes em segurança. Em qualquer momento aquilo podia colapsar”, sublinhou.

Marco Almeida acrescentou que “mal foi detetado o problema grave, a piscina foi encerrada”, mas, entretanto, “entre o concurso público e todo o tempo que isso acarreta, passam-se meses, mas agora já está a obra em andamento”.

Segundo uma nota de imprensa do Município de Mangualde, a piscina “tem cerca de 700 utilizadores” e “até à conclusão das obras, a autarquia vai continuar a disponibilizar aulas gratuitas de ginástica, por forma a minimizar transtornos, nomeadamente a ausência de aulas de hidroginástica”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu