Câmara de Mangualde investe mais de 1 ME em requalificação de piscina

O presidente da Câmara de Mangualde disse à agência Lusa que estão a ser investidos “mais de um milhão de euros” (1 ME) na requalificação da piscina municipal coberta, que está fechada por motivos de segurança.

Trata-se de uma piscina interior, um equipamento com mais de 30 anos que se encontrava obsoleto, estava fechada há uns meses por situações graves que detetámos, até de segurança e, como tal, vamos requalificar”, afirmou Marco Almeida.

O presidente acrescentou à agência Lusa que “o valor superior a 1 ME é totalmente suportado pelo município”, mas que era “fundamental, até tendo em conta a utilização recreativa e desportiva e é essencial dar resposta aos imensos utentes diários”.

“Segundo os nossos técnicos, a qualquer momento aquilo podia colapsar. Havia um risco de segurança, não das pessoas, mas dos equipamentos, das infraestruturas e nós aproveitámos para fazer uma grande reabilitação”, adiantou.

A requalificação contempla “obras para dar resposta a eventos desportivos”, mas também, “e muito importante, a requalificação vai acabar com uma série de perdas de água e energéticas existentes”, referiu Marco Almeida.

“Vamos implementar soluções construtivas e equipamentos que promovam a melhoria da eficiência energética, bem como a eficiência na exploração e redução do consumo de água do edifício”, detalhou.

Segundo explicou, o equipamento provocava “alguns custos energéticos brutais, com perdas de água muito significativas”, e havia ainda “problemas na separação dos tanques de água que mereciam intervenção de fundo”.

O autarca espera, dentro de, “sensivelmente, um ano, prazo para o término da obra, ter um equipamento mais sustentável, com materiais de isolamento térmico e com utilização de fontes de energia que ajudem a reduzir os consumos”.

A título de exemplo, o presidente de Mangualde disse que “a Câmara, só em gás, estava a gastar cerca de 250 mil euros ao ano”, mas ainda assim assumiu que “reduzir os custos não foi o principal fator para a requalificação, mas sim a segurança”.

“O equipamento estava encerrado há meses, porque tínhamos problemas estruturais de fundo que não nos davam a garantia de darmos uma resposta aos utentes em segurança. Em qualquer momento aquilo podia colapsar”, sublinhou.

Marco Almeida acrescentou que “mal foi detetado o problema grave, a piscina foi encerrada”, mas, entretanto, “entre o concurso público e todo o tempo que isso acarreta, passam-se meses, mas agora já está a obra em andamento”.

Segundo uma nota de imprensa do Município de Mangualde, a piscina “tem cerca de 700 utilizadores” e “até à conclusão das obras, a autarquia vai continuar a disponibilizar aulas gratuitas de ginástica, por forma a minimizar transtornos, nomeadamente a ausência de aulas de hidroginástica”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal