Câmara de Lamego aprova orçamento de 56,5 ME para 2024

A Câmara Municipal de Lamego (coligação PSD/CDS-PP) aprovou um orçamento de 56,5 milhões de euros para 2024, ano em que pretende aproveitar a oportunidade de beneficiar dos fundos comunitários disponíveis.

Segundo o presidente da autarquia, Francisco Lopes, trata-se do “maior orçamento alguma vez apresentado”, tendo várias razões contribuído para este crescimento orçamental.

“Ao nível da receita e despesa corrente é relevante o contributo das novas competências transferidas pelo Governo, na área da educação, saúde e ação social, implicando um aumento orçamental de cerca de 4,4 milhões de euros, maioritariamente destinados ao pagamento de salários”, explicou.

Desta forma, as “remunerações certas e permanentes sobem para cerca de 9,5 milhões de euros”, acrescentou.

No que respeita à atividade corrente do município, Francisco Lopes disse que “há um reforço nas despesas com educação, cultura, ação social e turismo e atividades económicas”.

O autarca referiu que o plano plurianual de investimentos integra “um conjunto vasto de projetos com financiamento já assegurado no Plano de Recuperação e Resiliência”, a incluir no pacote financeiro do Portugal 2030 delegado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional na Comunidade Intermunicipal Douro, a fundos europeus dedicados à cooperação transfronteiriça ou a candidatura a fundos geridos diretamente pela Comissão Europeia.

“O esforço efetuado na elaboração de projetos e na discussão do seu financiamento com o Governo permite-nos almejar o lançamento em 2024 e 2025 de importantes obras”, frisou.

Francisco Lopes exemplificou com o novo centro de saúde, a requalificação de escolas, a construção de 106 fogos de habitação social, a criação do novo polo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a requalificação urbana da cidade e das vilas de Britiande e Cambres, a repavimentação de estradas e a construção de equipamentos relevantes nas freguesias.

Aquele autarca do distrito de Viseu disse ainda que “o estreitamento de parcerias com os principais atores públicos e privados e o apoio às juntas de freguesia e aos clubes e coletividades continuarão a ser um baluarte da ação no município e da política de descentralização e resposta próxima aos anseios e problemas da população”.

“Não obstante o clima político e económico adverso, internacional, nacional e local que vivemos, encaramos com otimismo o próximo ano e a oportunidade de beneficiar dos fundos comunitários disponíveis e de os colocar ao serviço dos lamecenses”, sublinhou.

Nas Grandes Opções do Plano, as Funções Sociais ficam com 24.375.094 euros, dos quais 5.118.830 euros se destinam à educação, 793.066 euros ao ordenamento do território, 2.893.696 euros ao desporto e 1.295.500 euros à cultura. Para a Mobilidade, foi destinada uma fatia de 7.731.842 euros.

O orçamento teve os votos contra da oposição socialista. A agência Lusa não conseguiu, ainda, obter uma justificação para esta votação.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal