Um ‘bis’ de Thalis Henrique e um golo de Brunão deram hoje a vitória por 3-2 ao Leixões em casa do Tondela, em jogo da 27.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
Thalis Henrique (37 minutos) inaugurou o marcador na primeira parte e aumentou a vantagem no segundo tempo (50), em que Marcelo Alves (59) diminuiu a diferença, Brunão (70) reforçou a liderança dos foasteiros e Rúben Fonseca selou o resultado (90+2).
A primeira oportunidade foi do Tondela, aos três minutos, com Tomislav Strkalj a receber a bola perante o guarda-redes Beunardeau, com o avançado croata a rematar a bola para fora, junto ao poste esquerdo.
A segunda oportunidade perigosa foi do Leixões, com Ricardo Valente a isolar-se, aos 12 minutos, e, perante Babacar Niasse, a rematar ao poste direito.
Numa primeira parte equilibrada, foi a formação de Tozé Marreco quem voltou a tentar inaugurar o marcador, com Telmo Arcanjo (19 minutos) a rematar cruzado junto à barra.
Aos 37 minutos, Thalis Henrique acabou por inaugurar o marcador, através de um remate rasteiro, junto ao poste direito de Babacar Niasse.
No último minuto da primeira parte, o Tondela ainda tentou igualar o marcador, mas Rafael Barbosa, numa recarga a uma defesa ao Tomislav Strkalj, ‘picou’ a bola para fora.
Cinco minutos após o início da segunda parte, Thalis Henrique isolou-se e ‘bisou’, fazendo a bola passar por cima de Niasse.
A equipa da casa reagir, com Tomislav Strkalj (55 minutos) a falhar o cabeceamento e Bebeto (58) a ver o guarda-redes do Leixões ceder canto, do qual nasceu o primeiro golo dos anfitriões, num cabeceamento de Marcelo Alvae (59).
A formação de Vítor Martins não baixou a pressão e Brunão (70 minutos) apontou terceiro golo do Leixões, num lance que a equipa da casa contestou junto da equipa de arbitragem cipriota, liderada por Athanasiou Kyriakos.
O Tondela tentou diminuir a vantagem no marcador com Rúben Fonseca (76 e 87 minutos) a falhar duas vezes o alvo, tal como Rodrigo Fajardo (85).
Já nos descontos, aos 90+2 minutos, os locais ainda reduziram, por Rúben Fonseca, também de cabeça.
No último minuto de compensação o árbitro cipriota Athanasiou Kyriakos foi bastante contestado pelos atletas ‘auriverdes’ e pelo público, ao exigirem a marcação de uma grande penalidade, pelo eventual uso do braço por parte de um jogador do Leixões.
Após o apito final, a confusão instalou-se, com a entrada da equipa de segurança a ajudar a separar os elementos das udas formações.
Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.
Tondela – Leixões: 2-3.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Thalis Henrique, 37 minutos.
0-2, Thalis Henrique, 50.
1-2, Marcelo Alves, 59.
1-3, Brunão, 70.
2-3, Rúben Fonseca, 90+2.
Equipas:
– Tondela: Babacar Niasse, Tiago Almeida, Manu Hernando (Jota, 66), Marcelo Alves, Naoufel Khacef (Rodrigo Fajardo, 80), Rafael Barbosa, Bebeto (Cascavel, 80), Betel Munhungo (Bruno Cuba, 46), Rúben Fonseca, Telmo Arcanjo e Tomislav Strkalj (Simão, 72).
(Suplentes: Philip Tear, Joel Sousa, Rafael Alcobia, Dário Miranda, Jota, Bruno Cuba, Simão, Rodrigo Fajardo e Cascavel).
Treinador: Tozé Marreco.
– Leixões: Beunardeau, João Amorim, Brunão, Nemanja Calasan, Miguel Ângelo (Pedro Coronas, 56), Wakaso, Fabinho, João Oliveira (Agostinho, 56), Thalis Henrique (Moisés Conceição, 85), Rafa Freitas (Paulo Alves, 85) e Ricardo Valente (Tiago Morais, 74).
(Suplentes: Ricardo Moura, Moisés Conceição, Evrard Zag, Paulo Alves, Pedro Coronas, Agostinho, Tiago Morais, Dasse e Bright).
Treinador: Vítor Martins.
Árbitro: Athanasiou Kyriakos (Chipre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Ângelo (32), Betel Munhungo (45+1), Bebeto (69), João Amorim (75), Agostinho (90+4), Jota (90+5) e Wakaso (90+6).
Assistência: 866 espetadores.