Benfica e FC Porto 'lançam' 16.ª jornada antes dos jogos da Taça

Benfica e FC Porto entram em ação na sexta-feira na I Liga de futebol, com Desportivo das Aves e Moreirense, respetivamente, quatro dias antes de disputarem os quartos de final da Taça de Portugal.

Com o calendário mais apertado, a 16.ª jornada do campeonato antecipa-se com a receção do Benfica ao Desportivo das Aves (19:00) e a visita do FC Porto ao Moreirense (21:15), já após o Santa Clara receber o Rio Ave (18:00), que se desloca depois à Luz para disputar o acesso às ‘meias’ da prova ‘rainha’.

A ronda precisamente na Luz com um duelo de extremos, entre o campeão e líder Benfica e o último classificado, o Desportivo das Aves, equipa sem qualquer ponto fora de Vila das Aves e que nunca pontuou na Luz, em oito visitas, desde 1985.

Os ‘encarnados’ chegam a esta jornada depois de uma importante vitória em Guimarães (1-0), a 12.ª consecutiva, após o 0-2 com o FC Porto, e 14.ª na prova, para um total de 42 pontos, um novo máximo na ‘era três pontos’ (desde 1996/97) após 15 rondas.

Frente ao Aves, o treinador Bruno Lage não pode contar com o médio argelino Taarabt, que viu o quinto amarelo na prova, cenário que poderá proporcionar a estreia do alemão Julian Weigl, contratado ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros.

O jogo com o Desportivo das Aves antecede, no campeonato, a visita do Benfica a Alvalade, com as ‘águias’ a defrontarem o eterno rival Sporting em 17 de janeiro, outra sexta-feira, no encerramento da primeira volta.

Na perseguição ao campeão, continua o ‘vice’ FC Porto, a quatro pontos da liderança e que nesta jornada visita o Moreirense, num jogo em que não terá os habituais centrais: Pepe lesionou-se em Alvalade e Marcano viu o quinto amarelo.

Sérgio Conceição já disse que o eixo da defesa contará com Diogo Leite e Mbemba, num campo em que o FC Porto, invicto desde a primeira ronda (1-2 em Barcelos), não vence para a I Liga desde 2015: perdeu em 2016/17 e empatou em 2017/18 e 2018/19.

A equipa de Moreira de Cónegos não está tão forte como na última época, seguindo no 13.º posto (era sexto em 2018/19), num momento em que Ricardo Soares assumiu a equipa na ronda anterior – perdeu em Paços de Ferreira -, substituindo Vítor Campelos.

O Sporting, derrotado na última jornada pelo FC Porto (2-1) e já a 16 pontos do Benfica, entra em campo no sábado, dia em que visita o Vitória de Setúbal, num momento de ‘fragilidade’ dos sadinos, com um forte surto gripal no plantel.

O conjunto do Bonfim solicitou mesmo o adiamento do jogo, que está marcado para as 20:30.

O emblema setubalense, tal como o Sporting, é uma das equipas que esta temporada já trocou de treinador, com os sadinos a contarem com Júlio Velásquez e os ‘leões’ com Silas, com estreias à 12.ª e à sexta jornada, respetivamente.

Um dos mais recentes estreantes como treinador é Rúben Amorim, que na última jornada assumiu funções na equipa principal do Sporting de Braga e viu a equipa golear o Belenenses SAD por 7-1, no Jamor.

Caberá aos bracarenses (sextos classificados) encerrarem no domingo a ronda, num jogo em que recebem o Tondela (nono).

Em outros jogos da 16.ª jornada, o Famalicão, que voltou aos triunfos e ‘roubou’ o terceiro lugar ao Sporting, defronta no sábado o Boavista, no Estádio do Bessa, em jogo com início marcado para as 18:00.

Daniel Ramos estreou-se na última jornada no banco dos ‘axadrezados’, mas a equipa, oitava classificada, empatou em casa com o Portimonense e já não vence há três jornadas.

Programa da 16.ª jornada:

– Sexta-feira, 10 jan:

Santa Clara – Rio Ave, 18:00 locais (19:00 em Lisboa).

Benfica – Desportivo das Aves, 19:00.

Moreirense – FC Porto, 21:15.

– Sábado, 11 jan:

Portimonense – Paços de Ferreira, 15:30.

Boavista – Famalicão, 18:00.

Vitória de Setúbal – Sporting, 20:30.

– Domingo, 12 jan:

Gil Vicente – Belenenses, 15:00.

Marítimo – Vitória de Guimarães, 17:30.

Sporting de Braga – Tondela, 20:00.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal