Autárquicas: Fernando Ruas (PSD) regressa a Viseu e pede confiança à população

Fernando Ruas apresentou-se hoje oficialmente como candidato à Câmara de Viseu, de onde saiu há oito anos na sequência da lei da limitação dos mandatos, e pediu confiança aos eleitores.

“Regresso às origens, se tiver a confiança dos viseenses. E queria selar este compromisso baseado nessa palavra, que para mim e para os beirões tem um significado acrescido, que é a palavra confiança”, disse Fernando Ruas.

Confiança é, aliás, a palavra-chave da campanha da sua candidatura à Câmara Municipal de Viseu, a que presidiu entre 1989 e 2013, ano em que saiu por limitação de mandatos, ficando António Almeida Henriques à frente dos destinos do município até abril deste ano, quando morreu na sequência de complicações provocadas pela covid-19.

Almeida Henriques era o “recandidato natural” à Câmara de Viseu e já tinha o aval do presidente do partido, Rui Rio, recordou o secretário-geral do PSD, José Silvano, que marcou presença hoje.

O também responsável pela comissão autárquica nacional explicou que “o tempo para a apresentação de Fernando Ruas foi para honrar a memória das pessoas” e “não por desentendimento da escolha do candidato, que conta com o apoio local, regional e nacional” do PSD.

Sem apresentar um plano eleitoral detalhado, Fernando Ruas enumerou “alguma da obra feita” e assumiu o compromisso de fazer com que Viseu “continue a ser a maior cidade do interior” e a “crescer de forma horizontal” com os “vários espaços verdes que rodeiam a cidade”.

“Quando iniciei o primeiro mandato, Viseu tinha 82 mil habitantes e quando terminámos tinha 100 mil habitantes. É um bom prenúncio se Viseu continua a crescer e a atrair população e, depois, manter com estruturas que fixem cidadãos desde o nascer, ao viver e morrer com dignidade”, acrescentou.

Avisou que não quer que o poder central faça em Viseu o que é da responsabilidade da autarquia, “independentemente da cor política do Governo”, porque “o que é da responsabilidade da Câmara será feito”.

Deixou a promessa de “exigir ao Governo que cumpra com as obras da sua responsabilidade”.

Neste sentido, prometeu que “das obras que estão em curso e tudo o que estiver bem e que está em curso” terá da parte do novo executivo social-democrata, se ganhar as eleições, “o seguimento e até, se possível, a aceleração indispensável”.

“Se, eventualmente, alguma ou uma outra obra que esteja prometida, será também por mim analisada e, essa sim, se eventualmente achar, numa perspetiva legítima de quem foi eleito, que ela não tem pernas para andar, explicarei isso aos viseenses”, alertou.

Isto, justificou, “como qualquer pessoa preocupada, e até por força de responsabilidades anteriores”, assim como pela sua formação académica, explicou Fernando Ruas, que é formado em economia.

“Irei ver o suporte financeiro de cada uma das obras e acompanharei, mas a ideia é exatamente essa, acelerar e continuar todas as obras que estão em curso que, naturalmente, foram decididas por quem tinha legitimidade para o fazer”, sublinhou.

A lista candidata ainda não está fechada, mas aos jornalistas assumiu que o atual vice-presidente da Câmara e presidente da concelhia do PSD, João Paulo Gouveia, presente na apresentação, o “acompanhará no próximo executivo”.

Um executivo que gostaria que fosse de “um nove a zero”, mas que reconheceu que “isso não é possível”.

Por isso, disse que aceita o que os viseenses atribuírem e deixou a promessa de fazer “o que for possível para ter o melhor resultado” sem com isso por limites.

“Já vivi tudo isso. Quando cheguei à Câmara estava em maioria relativa e isso não constituiu nenhum problema, mas espero que desta vez os viseenses não me ponham nessa condição”, desejou.

No concelho de Viseu, foram também já anunciadas as candidaturas de João Azevedo (PS), Francisco Almeida (CDU), Pedro Calheiros (Chega) e Fernando Figueiredo (Iniciativa Liberal).

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD conseguiu 51,74% dos votos (seis mandatos) e o PS 26,46% (três mandatos). O BE foi a quarta força política mais votada, com 4,79% dos votos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal