O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, José Morgado, foi eleito para uma das duas vice-presidências da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Antigo líder da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu Dão Lafões, o autarca do PS era candidato único ao cargo e averbou 50 votos a favor, de um colégio eleitoral constituído pelos 77 presidentes de igual número de municípios da região.
O sufrágio indireto, no qual não participaram 20 eleitores, registou ainda 16 votos brancos e um nulo, de acordo com o “apuramento geral dos resultados”, publicado através de edital da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), assinado pela diretora-geral Sónia Alexandra Mendes Ramalhinho.
José Morgado afirmou à agência Lusa que pretende “ser uma voz ativa e estar ao lado dos autarcas” na defesa dos interesses da região.
O eleito vice-presidente da CCDRC, com sede em Coimbra, recordou ter “granjeado muita experiência no multimunicipalismo”, como presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, eleito para três mandatos consecutivos, desde 2009, e na liderança da CIM de Viseu Dão Lafões, que reúne 14 municípios.
Vivendo num “concelho de baixa densidade” do distrito de Viseu, disse “conhecer bem os problemas do interior”, o que, na sua opinião, o habilita a exercer o novo cargo “ao lado dos autarcas” e das populações do território.
José Morgado vai assumir o lugar de vice-presidente na CCDRC que pertencia ao geógrafo Jorge Brito, eleito em outubro de 2020, que em janeiro decidiu sair e retomar as funções de secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, que abandonara para se candidatar à CCDRC.
A CCDRC é presidida por Isabel Damasceno, antiga presidente social-democrata da Câmara Municipal de Leiria.
Por escolha do Governo, a outra vice-presidência do organismo regional é exercida por Eduardo Anselmo de Castro, que era vice-reitor da Universidade de Aveiro.