Autarca de Viseu critica instalação de polo de Centro de Estudos Judiciários em Vila do Conde

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), considerou “mais um exemplo de centralismo” a decisão de instalar o polo regional do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em Vila do Conde.

No entender de Fernando Ruas, foi “mais uma oportunidade perdida para investir no interior do país e mais um investimento que vai para o litoral”, apesar de Viseu ter sido um dos municípios que se disponibilizaram para o receber.

“Quando se chega ao período das grandes decisões nada é feito em prol das cidades que se situam fora do litoral e não posso, por isso, deixar de manifestar a minha indignação”, afirmou.

Durante a reunião de câmara, o autarca social-democrata disse não ter nada contra Vila do Conde, considerando “até normal que faça a sua pressão”.

“Mas perdemos, mais uma vez, a oportunidade de inverter esta centralização que há tanto tempo o país promove”, lamentou.

Na reunião, foi aprovado o contrato de empréstimo que permitirá financiar a reabilitação de 38 casas do Bairro Municipal para habitação a custos acessíveis.

O contrato entre o município e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no valor de 1,9 milhões de euros, financiará a reabilitação de 38 casas para arrendamento acessível a famílias jovens com baixos recursos económicos.

A Câmara de Viseu tem em curso a reabilitação do Bairro Municipal, também conhecido por Bairro da Cadeia, cujo investimento está estimado em 6,8 milhões de euros.

Segundo Fernando Ruas, as restantes casas do bairro estão a ser reabilitadas ao abrigo do programa “1º Direito”, que conta com um financiamento (a fundo perdido) de 2,4 milhões de euros, o âmbito de um acordo já celebrado com o IHRU. Estas casas vão destinar-se ao realojamento dos atuais moradores do bairro, que terá ainda três casas para novas funcionalidades.

“Pretendemos continuar a alargar o leque de respostas às famílias do nosso concelho, apostando no rejuvenescimento da população residente no bairro, estimulando a dinamização social e económica deste território, dando assim mais um contributo para a coesão social e territorial”, explicou Fernando Ruas.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal