A Associação do Folhadal, no concelho de Nelas, quer construir um novo lar, centro de dia e apoio domiciliário, projeto que representa um investimento previsto de 1,5 milhões de euros e terá o apoio da autarquia.
O presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva, e dirigentes da associação celebraram os protocolos que permitiram apresentar, em dezembro, a candidatura deste projeto ao programa PARES 3.0 da Segurança Social.
Segundo a autarquia, o lar, centro de dia e apoio domiciliário – a construir num terreno contíguo à associação – preveem dar resposta a 30 utentes cada.
“O investimento total previsto é de 1.515.750 euros, sendo elegível desse valor pela Segurança Social o montante de 1.073.880 euros e assegurando a Associação do Folhadal um autofinanciamento de 441.870 euros, estando garantido já pela Câmara Municipal um apoio financeiro para o efeito”, explica.
O programa PARES 3.0, que visa o alargamento da rede de equipamentos sociais da Segurança Social, está dotado de um montante total de 110 milhões de euros.
A decisão relativa às candidaturas está prevista para os próximos meses.