Requalificação e reabilitação de rios e ribeiros do concelho de Tondela em curso

O Município de Tondela tem em curso uma intervenção que consiste na requalificação e reabilitação de ecossistemas de rios e ribeiros em diferentes pontos do concelho.

Esta intervenção ascende a 180 mil euros, uma verba proveniente do Fundo Ambiental, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que se destina às áreas atingidas pelos incêndios em outubro de 2017.

De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes esta intervenção nas zonas de bacias e albufeiras arrancou em abril e deverá prolongar-se até ao final de junho.

“Esta intervenção, surge no domínio da regularização fluvial no após incêndio 2017, e reveste-se de primordial importância para a salvaguarda dos ecossistemas ribeirinhos, pretendendo com a mesma repor as condições funcionamento e estabilização da galeria ripícola, mitigando-se desta forma as consequências do incêndio”, explicou.

Os trabalhos estão em curso no Rio Criz junto à zona de Lazer de Várzea do Homem, mas está também prevista a intervenção na zona de Caparrosa /Silvares, no Couço e ainda na Lajeosa do Dão, locais atingidos pelos incêndios de outubro de 2017.

A intervenção consiste em ações de silvicultura (corte de silvas e mato), de forma a que haja regeneração natural das espécies – gramíneas e arbustos, devolvendo vida aos rios, garantindo-se deste modo a sobrevivência da fauna e flora características destes locais.

Encontra-se também englobada nesta intervenção a recuperação dos taludes ribeirinhos da margem dos rios, com a construção de “muros” naturais, recorrendo-se para o efeito á madeira das árvores queimadas pelo incêndio.

Segue-se a parte da plantação de espécies arbóreas, arbustivas e helófitas.

Esta intervenção prevê ainda que seja feita a estacaria de espécies nativas locais (amieiros, salgueiros e sabugueiros) e a parte técnica de engenharia natural: a comunicação de fascinas, aplicação de entrelaçados, aplicação de bio-rolos, fardos de palha que servem como filtros naturais de água, micro açudes e travessões para retenção de sedimentos.

Em curso estão também obras de engenharia civil, que preveem o que sejam levados a cabo desassoreamentos, passagens hidráulicas, pontes, muros de alvenaria junto às linhas de água ou enrocamentos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal