Assembleia Municipal de Viseu rejeita transferência de competências do Estado Central em 7 dos 11 diplomas propostos

Assembleia Municipal rejeita transferência de competências do Estado Central em 7 dos 11 diplomas propostos

Decisão do Executivo Municipal ratificada por maioria. Município assume já em 2019 competências nos domínios das Lojas do Cidadão e Espaços do Cidadão; na Habitação; na gestão do imobiliário público sem utilização; e na gestão do estacionamento público

Os deputados à Assembleia Municipal de Viseu aprovaram, por maioria, a rejeição de 7 dos 11 diplomas de transferência de competências propostos pelo Estado Central já para 2019, para as autarquias locais e comunidades intermunicipais, indo ao encontro, desta forma, à decisão do Executivo Municipal de 10 de janeiro último.
Aos deputados municipais, em sessão extraordinária realizada  sexta-feira, 25 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, justificou a posição do Município com o facto de um processo desta natureza não poder ser feito com base no “agora ou nunca ou de faca ao peito”, manifestando igualmente que “este é um processo gradual que necessita de serenidade e de ponderação”.
Os deputados à Assembleia Municipal aprovaram a assunção de competências nos domínios das Lojas do Cidadão e Espaços do Cidadão; na Habitação; na gestão do imobiliário público sem utilização; e na gestão do estacionamento público.
“Assumimos estas competências nas quais já temos experiência adquirida pelo desenvolvimento de vários programas municipais”, justifica o Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
No pacote de diplomas que o Estado Central quer transferir, desde já, para as autarquias locais e para as comunidades intermunicipais, a Assembleia Municipal rejeitou outros sete diplomas, nas áreas da Justiça, gestão de praias fluviais; jogos de fortuna e azar; promoção turística, vias de comunicação; projetos financiados por fundos europeus e captação de investimento; e apoio às associações de bombeiros voluntários.
Almeida Henriques lamentou a “falta de senso político” na forma como foi abordado o processo de descentralização. “Estou de acordo com o processo de descentralização, porque os municípios fazem muito melhor que o Estado Central, mas temos que fazer este percurso com tranquilidade. Os autarcas devem ter liberdade para decidirem e temos consciência plena do que queremos fazer”, enfatizou o autarca.
“Estaremos sempre dispostos a assumir as competências que nos permitam prestar melhor serviço às populações, em áreas sensíveis e estruturantes como a Educação, cujo diploma ainda não foi publicado, mas não estamos dispostos a passar cheques em branco nem ao Estado Central, nem à Comunidade Intermunicipal”, complementou.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu lamentou ainda que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões não tenha debatido este processo com tempo. “Apenas a 8 de janeiro o assunto foi discutido na CIM Viseu Dão Lafões”, lembrou.
A terminar a sua intervenção na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara considerou “útil” a discussão neste órgão e rejeitou que da parte do Executivo Municipal haja qualquer tipo de taticismo neste processo. “Se assim fosse teríamos rejeitado todas as competências”, frisou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros
2
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
Câmara de Lamego lança projeto-piloto de recolha de biorresíduos
3
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
4
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
Câmara de Lamego lança projeto-piloto de recolha de biorresíduos
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu