Trimestre de aniversário da ACERT e de 25 de Abril conta com cinco estreias

Música, teatro, dança e circo fazem parte do segundo trimestre do ano da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), num período em que comemora 48 anos de vida e passam 50 do 25 de Abril.

A primeira estreia está agendada para sábado, com a Vo’Arte – CIM Companhia de Dança a apresentar “Rh”, num espetáculo que conta com elementos de instituições como, por exemplo, a Associação de Solidariedade Social de Lafões, de Oliveira de Frades, a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santa Comba Dão e a Universidade Sénior de Tondela.

“Este novo espetáculo que é a ‘revolução humana’ [Rh] é esta vontade de reolhar uma espécie de estado de alma, uma herança de todos nós, uns mais novos do que outros, mas também com a vivência do que é viver em liberdade e, com isso, ajudar a ter um plano de ação que toque tudo e todos”, defendeu o diretor da Vo’Arte.

No entender de Pedro Sena Nunes, este plano de ação, que leva 22 pessoas a palco, forma-se através de “uma poética do corpo muito particular, porque a companhia integra elementos intergeracionais com várias características”.

“Este espetáculo em particular tem uma dimensão mais transdisciplinar que tem como epicentro de partida a música ‘A noite’, de José Mário Branco, e a partir daí foi trabalhada uma dramaturgia e temos também as imagens em movimento”, revelou Pedro Sena Nunes.

O codiretor da ACERT José Rui Martins, na apresentação da programação do trimestre aos jornalistas hoje, destacou como “ponto alto” o musical que, no seu entender, “só poderia ser a celebração da revolução”, na noite de 24 de abril”.

O concerto “As Portas Que Abril Abriu” é um “tributo à música de intervenção que marcou a luta pela liberdade e democracia em Portugal” e que terá uma apresentação única no espaço da ACERT.

“Reúne músicos e vozes diversas para recriar canções icónicas que se tornaram hinos de uma era, no sentido de relembrar e reavivar o fervor e a esperança que caracterizaram a revolução, num convite à reflexão sobre o poder da música como forma de protesto e expressão de ideais”, disse José Rui Martins.

“Mulheres”, do grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela – Na Xina Lua, é a segunda estreia programada, para 30 de abril, e ao palco sobem “histórias de coragem feminina”.

Segundo José Rui Martins, são histórias que abordam “as lutas pela igualdade de género” e “a resiliência das mulheres através dos tempos”, num “tributo às vozes que não se calaram e uma lembrança das batalhas que ainda precisam ser vencidas”.

O Trigo Limpo Teatro ACERT, que comemora em abril 48 anos de existência, estreia em 25 de maio “25 de Abril: Divina Surpresa”, um espetáculo que celebra o legado da “Revolução dos Cravos” e o centenário de Eduardo Lourenço.

“Um espetáculo que mistura teatro, música e poesia numa homenagem viva à liberdade e à transformação social. É uma peça que reflete sobre como os ideais de Abril continuam a inspirar e a desafiar a sociedade portuguesa”, defendeu.

Na apresentação aos jornalistas da programação deste segundo trimestre do ano, José Rui Martins destacou ainda a estreia, em 29 de maio, do “Circo Musicado”, que “combina talento circense com a magia da música ao vivo”.

Ao longo do mês de abril estão também agendados cafés-concertos como o “Abril ao Tom´Deles”, o “Aerograma liberdade. Uma carta concerto”, por Taleguinho, “As portas que abril abriu”, pela Filarmónica Tondelense e pelo coro polifónico da Casa do Povo de Tondela.

Os Daisy Capital Hotel, Ana Mariano, Galgo, Diogo Machado e Fade Out são outros dos protagonistas dos cafés-concertos na ACERT entre abril e junho.

No teatro, está agendado para maio o “antiAquário”, numa coprodução da Cem Palcos e do Teatro do Montemuro; “Car12, a grande viagem”, do Trigo Limpo Teatro ACERT e, em junho, “Teias e Odisseias”, pela Cem Palcos.

Há ainda lugar para as exposições como a de Tiago Sami Pereira, que apresenta “Retalhos”, e José Crúzio com a mostra fotográfica “Das labaredas, o vento por entre as carcaças”.

A sétima edição do Festival Internacional de Cartoons, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo realiza-se entre 08 e 22 de maio na galeria da ACERT e conta com mais de 2.000 cartoons provenientes de 80 países.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
2
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
3
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
4
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel

Artigos relacionados

image001 (8)
Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
pexels-jean-balzan-210755-682082
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social