Câmara de Lamego aprova orçamento de 56,5 ME para 2024

A Câmara Municipal de Lamego (coligação PSD/CDS-PP) aprovou um orçamento de 56,5 milhões de euros para 2024, ano em que pretende aproveitar a oportunidade de beneficiar dos fundos comunitários disponíveis.

Segundo o presidente da autarquia, Francisco Lopes, trata-se do “maior orçamento alguma vez apresentado”, tendo várias razões contribuído para este crescimento orçamental.

“Ao nível da receita e despesa corrente é relevante o contributo das novas competências transferidas pelo Governo, na área da educação, saúde e ação social, implicando um aumento orçamental de cerca de 4,4 milhões de euros, maioritariamente destinados ao pagamento de salários”, explicou.

Desta forma, as “remunerações certas e permanentes sobem para cerca de 9,5 milhões de euros”, acrescentou.

No que respeita à atividade corrente do município, Francisco Lopes disse que “há um reforço nas despesas com educação, cultura, ação social e turismo e atividades económicas”.

O autarca referiu que o plano plurianual de investimentos integra “um conjunto vasto de projetos com financiamento já assegurado no Plano de Recuperação e Resiliência”, a incluir no pacote financeiro do Portugal 2030 delegado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional na Comunidade Intermunicipal Douro, a fundos europeus dedicados à cooperação transfronteiriça ou a candidatura a fundos geridos diretamente pela Comissão Europeia.

“O esforço efetuado na elaboração de projetos e na discussão do seu financiamento com o Governo permite-nos almejar o lançamento em 2024 e 2025 de importantes obras”, frisou.

Francisco Lopes exemplificou com o novo centro de saúde, a requalificação de escolas, a construção de 106 fogos de habitação social, a criação do novo polo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a requalificação urbana da cidade e das vilas de Britiande e Cambres, a repavimentação de estradas e a construção de equipamentos relevantes nas freguesias.

Aquele autarca do distrito de Viseu disse ainda que “o estreitamento de parcerias com os principais atores públicos e privados e o apoio às juntas de freguesia e aos clubes e coletividades continuarão a ser um baluarte da ação no município e da política de descentralização e resposta próxima aos anseios e problemas da população”.

“Não obstante o clima político e económico adverso, internacional, nacional e local que vivemos, encaramos com otimismo o próximo ano e a oportunidade de beneficiar dos fundos comunitários disponíveis e de os colocar ao serviço dos lamecenses”, sublinhou.

Nas Grandes Opções do Plano, as Funções Sociais ficam com 24.375.094 euros, dos quais 5.118.830 euros se destinam à educação, 793.066 euros ao ordenamento do território, 2.893.696 euros ao desporto e 1.295.500 euros à cultura. Para a Mobilidade, foi destinada uma fatia de 7.731.842 euros.

O orçamento teve os votos contra da oposição socialista. A agência Lusa não conseguiu, ainda, obter uma justificação para esta votação.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
2
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
3
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel
4
Viseu Feira São Mateus
Câmara de Viseu quer criar Rota do Cardeal

Artigos relacionados

bombeiros
Craft20221026-WEB (25)
FernandoRuas
polícia psp
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
bombeiros
Incêndios: Viseu Dão Lafões com mais operacionais e mais um meio aéreo este ano
Craft20221026-WEB (25)
Exposição itinerante em Viseu de peças de design do projeto Craft Turismo Criativo
FernandoRuas
CIM Viseu Dão Lafões preocupada com dificuldades de comunicação na proteção civil
polícia psp
EN16 em Viseu reaberta ao trânsito após despiste de moto quatro